BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A DIVERSIDADE: UM ESTUDO NECESSÁRIO

Autores/as

  • Caroline Aparecida Santiago Alibosek UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE (UNICENTRO)
  • Michelle Fernandes Lima UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE (UNICENTRO)

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2020.21.03.61-79

Palabras clave:

Base Nacional Comum Curricular. Políticas Curriculares. Educação. Diversidade.

Resumen

Este artigo é resultado da pesquisa de conclusão do curso de Pedagogia, buscou-se investigar sobre o conceito de diversidade apresentado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que se constitui como uma política curricular de caráter normativo destinada para a Educação Infantil, Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, com o objetivo de nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas. A metodologia utilizada foi a partir do levantamento bibliográfico e documental, com base na versão final da Base Nacional Comum Curricular, além de pesquisas já realizadas que discutem a problemática. O presente trabalho está estruturado em três momentos: inicialmente foi contextualizado o processo de elaboração da BNCC, bem como, os posicionamentos de autores e entidades que fomentam essa discussão. Em seguida foi problematizado sobre o conceito de diversidade, buscando identificar como está apresentada nas políticas educacionais bem como nos documentos curriculares norteadores vigentes. No terceiro momento foi realizada uma análise no texto da BNCC, inicialmente para identificar como o termo diversidade está presente no texto do documento e em seguida buscamos verificar em quais contextos o conceito está situado. A pesquisa realizada evidenciou que a questão da diversidade está apresentada de maneira fragmentada e pulverizada, pois o documento apresenta todos os temas que englobam a diversidade de forma ampla no texto. Destaca-se que durante a análise percebe-se um silenciamento das vozes dos autores que trazem a discussão sobre a diversidade e de uma teoria que embasa a versão final da BNCC, desde os aspectos legais até ás áreas de conhecimento estabelecidas para a Educação Infantil, os Anos Iniciais e Finais.

Biografía del autor/a

Caroline Aparecida Santiago Alibosek, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE (UNICENTRO)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro Oeste - Campus Irati. Atuou como estagiária pela Prefeitura Municipal de Irati em 2015. Atuou como bolsista de pedagogia em 2017 no projeto de extensão Núcleo Maria da Penha e em 2018 integrou o Programa Patronato da Comarca de Irati - PR, ambos pela ambos pela Universidade sem Fronteiras - USF pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Participou do Programa Institucional de Iniciação Científica (PROIC), na modalidade voluntária. Atualmente é integrante do grupo de pesquisa Estado, Políticas e Gestão da Educação e Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste na Linha Políticas Educacionais, História e Organização da Educação. Atualmente trabalha como Orientadora Social na Política Municipal da Pessoa Idosa, pela Secretária Municipal de Assistência Social de Irati/PR

 

Michelle Fernandes Lima, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE (UNICENTRO)

Professora da Universidade Estadual do Centro Oeste: Campus Irati ( PR), nas disciplinas de Metodologia da Pesquisa em Ciências da Educação e Politicas Educacionais. Professora do Programa de Pós Graduação em Educação. Mestre em fundamentos da educação pela Universidade Estadual de Maringá. Doutora em educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da UFPR. Pós Doutorado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (PPGE/UEPG). Professora do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro Oeste. Líder do grupo de pesquisa Estado, Politicas e Gestão da Educação (UNICENTRO/IRATI-PR), Pesquiso nas linhas: Formulação, implementação e avaliação das políticas educacionais (Ed. Básica e Superior); Pesquisa em Politicas Educacionais; Política educacional em Gramsci; História da política educacional (educação superior). Diretora do Setor de Ciências, Humanas, Letras e Artes (SEHLA/I).

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Publicado

2021-02-09

Cómo citar

Santiago Alibosek, C. A., & Lima, M. F. (2021). BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A DIVERSIDADE: UM ESTUDO NECESSÁRIO. Revista De Ciências Humanas, 21(3), 61–79. https://doi.org/10.31512/19819250.2020.21.03.61-79