BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A DIVERSIDADE: UM ESTUDO NECESSÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2020.21.03.61-79Palavras-chave:
Base Nacional Comum Curricular. Políticas Curriculares. Educação. Diversidade.Resumo
Este artigo é resultado da pesquisa de conclusão do curso de Pedagogia, buscou-se investigar sobre o conceito de diversidade apresentado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que se constitui como uma política curricular de caráter normativo destinada para a Educação Infantil, Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, com o objetivo de nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas. A metodologia utilizada foi a partir do levantamento bibliográfico e documental, com base na versão final da Base Nacional Comum Curricular, além de pesquisas já realizadas que discutem a problemática. O presente trabalho está estruturado em três momentos: inicialmente foi contextualizado o processo de elaboração da BNCC, bem como, os posicionamentos de autores e entidades que fomentam essa discussão. Em seguida foi problematizado sobre o conceito de diversidade, buscando identificar como está apresentada nas políticas educacionais bem como nos documentos curriculares norteadores vigentes. No terceiro momento foi realizada uma análise no texto da BNCC, inicialmente para identificar como o termo diversidade está presente no texto do documento e em seguida buscamos verificar em quais contextos o conceito está situado. A pesquisa realizada evidenciou que a questão da diversidade está apresentada de maneira fragmentada e pulverizada, pois o documento apresenta todos os temas que englobam a diversidade de forma ampla no texto. Destaca-se que durante a análise percebe-se um silenciamento das vozes dos autores que trazem a discussão sobre a diversidade e de uma teoria que embasa a versão final da BNCC, desde os aspectos legais até ás áreas de conhecimento estabelecidas para a Educação Infantil, os Anos Iniciais e Finais.
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