ÉTICA E DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO: O QUE OS ESTUDOS DE GÊNERO TÊM A VER COM ISSO?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2019.20.01.130-145

Palabras clave:

Estudos de Gênero. Direitos Humanos. Educação.

Resumen

No presente artigo, trazemos à tona a importância da articulação entre Direitos Humanos e os Estudos de Gênero no contexto da Educação Formal. Tal problematização engloba, sob nosso ponto de vista, um movimento ético-estético-político necessário para o cenário atual, e para uma Educação comprometida com a realidade das pessoas que dela se beneficiam. Na ideia de que construímos e somos construídos por intermédio das relações, e que inventamos e damos sentido ao mundo por intermédio da linguagem, propomos um olhar interdisciplinar e problematizador em meio às práticas de sala de aula. A noção de cidadania, nesse cenário, ganha centralidade, e exercita uma prática de formação integral, sensível e incentivadora das diversidades e do cuidado em prol da emergência de modos singulares de existir.

Biografía del autor/a

Sabrina Koch, Universidade Regional e Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - FW

Departamento de Ciências Humanas

Eliane Cadoná, Universidade Regional e Integrada - URI - FW

Departamento de Ciências Humanas

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Publicado

2019-04-30

Cómo citar

Koch, S., & Cadoná, E. (2019). ÉTICA E DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO: O QUE OS ESTUDOS DE GÊNERO TÊM A VER COM ISSO?. Revista De Ciências Humanas, 20(01), 130–145. https://doi.org/10.31512/19819250.2019.20.01.130-145