ÉTICA E DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO: O QUE OS ESTUDOS DE GÊNERO TÊM A VER COM ISSO?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2019.20.01.130-145

Palavras-chave:

Estudos de Gênero. Direitos Humanos. Educação.

Resumo

No presente artigo, trazemos à tona a importância da articulação entre Direitos Humanos e os Estudos de Gênero no contexto da Educação Formal. Tal problematização engloba, sob nosso ponto de vista, um movimento ético-estético-político necessário para o cenário atual, e para uma Educação comprometida com a realidade das pessoas que dela se beneficiam. Na ideia de que construímos e somos construídos por intermédio das relações, e que inventamos e damos sentido ao mundo por intermédio da linguagem, propomos um olhar interdisciplinar e problematizador em meio às práticas de sala de aula. A noção de cidadania, nesse cenário, ganha centralidade, e exercita uma prática de formação integral, sensível e incentivadora das diversidades e do cuidado em prol da emergência de modos singulares de existir.

Biografia do Autor

Sabrina Koch, Universidade Regional e Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - FW

Departamento de Ciências Humanas

Eliane Cadoná, Universidade Regional e Integrada - URI - FW

Departamento de Ciências Humanas

Referências

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: LTC, 1978.

BADINTER, Elisabeth. Um amor conquistado: o mito do amor materno. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.

BEAUVOUIR, Simone. O segundo sexo: volume 1. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016.

BENEVIDES, Maria Victoria. Direitos Humanos: desafios para o século XXI. In: SILVEIRA, R. M. G. et al. (Orgs.). Educação em Direitos Humanos: fundamentos teórico-metodológicos. João Pessoa: Editora Universitária, 2007, p. 335-350.

BENEVIDES, Maria Victoria. Educação para a cidadania e em direitos humanos. In: Encontro Nacional de didática e prática de ensino, 9. Anais. Olhando a qualidade do ensino a partir da sala de aula. Águas de Lindóia: FEUSP, v.2, p.165-177, 1998.

BENFATTI, Xênia Diógenes ; BAYMA, Manuella Bachá Joca ; LANDIM, Ilana Camurça. O papel do psicólogo na promoção e no desenvolvimento de políticas sociais ligadas aos direitos humanos e à cidadania. Revista de Humanidades (UNIFOR), v. 28, p. 94-108, 2013.

BERNARDI, Claudia Maria C. N. A. Formação em Psicologia: Ética, diretrizes curriculares e Direitos Humanos. In: Simpósio Internacional e Fórum Nacional de Educação, 4, 7, 2010, Torres, RS. Disponível em: http://forum.ulbratorres.com.br/2010/palestra_texto/PALESTRA%201.pdf. Acesso em: 01 abr. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm>. Acesso em: 29 set. 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Conselho Nacional da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica/ Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. – Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

BRASIL. Lei n.9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em 24 jul. 2016.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.

_______ . Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2008.

CADONÁ, Eliane; STREY, Marlene; SCARPARO, Helena. Conceitos de saúde e cuidado na mídia impressa brasileira: uma análise do ano de 1990. Curitiba: CRV, 2017.

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Direito à educação, diversidade e educação em direitos humanos. Educ. Soc., Campinas , v. 33, n. 120, p. 715-726, Set. 2012 .

CANDAU, Vera Maria; SACAVINO, Suzana Beatriz. (Orgs.). Educação em direitos humanos: concepções e metodologias. In: FERREIRA, Lúcia de Fátima Guerra; ZENAIDE, Maria de Nazaré Tavares; DIAS, Adelaide Alves (Org.). Direitos humanos na educação superior: subsídios para a educação em direitos humanos na Pedagogia. João Pessoa: UFPB, 2010. p. 113-138.

CANDAU, Vera Maria.; SACAVINO, Suzana Beatriz (Orgs.). Educar em direitos humanos: construir democracia. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

COLLING, Ana Maria. O corpo que os gregos inventaram. In: STREY, Marlene Neves; CABEDA, Sônia T. L. (orgs). Corpos e subjetividades em exercício interdisciplinar. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Os Direitos Humanos na prática profissional de psicólogos. Brasília, DF: CFP, 2003. Disponível em: http://site.cfp.org.br/publicacao/os-direitos-humanos-na-prtica-profissional-dos-psicologos/. Acesso em: 01 abr. 2019.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução 001/1999. Estabelece normas de atuação para os psicólogos em relação à questão da Orientação Sexual. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/1999/03/resolucao1999_1.pdf. Acesso em: 04 abr. 2019.

FERNANDES, Angela Viana Machado; PALUDETO, Melina Casari. Educação e direitos humanos: desafios para a escola contemporânea. Cadernos CEDES, p. 233-249, 2010.

FIGUEIREDO, Luís Cláudio Mendonça; SANTI, Pedro Luiz Ribeiro de. Psicologia, uma (nova) introdução: uma visão histórica da psicologia como ciência. 2. ed. São Paulo: Educ, 2002.

FOUCAULT, Michel. A Psicologia de 1850 a 1950. Ditos e Escritos I. Rio de Janeiro Forense Universitária, 2002.

_____. História da Sexualidade 2: O uso dos prazeres. Rio de Janeiro: Graal, 1998.

_____. Microfísica do poder. Rio de Janeiro, Graal, 2004.

GERGEN, Kenneth J. O movimento do construcionismo social na psicologia moderna. INTERthesis, v. 6, n. 1, p. 299-325, 1985/2009.

_____. Psicologia social como história. Psicologia & Sociedade, v. 20, n. 3, p. 475-484, 2008.

GERGEN, Mary M.; GERGEN, Kenneth J. Construcionismo social: um convite ao diálogo. Rio de Janeiro: Instituto Noos, 2010.

GUARESCHI, Pedrinho. Psicologia social crítica: como prática de libertação. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2005

GUATTARI, Félix. As três ecologias. Campinas, SP: Papirus, 1990.

LOURO, Guacira. Pedagogias da Sexualidade. In: ______. (org). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

MACIEL, Tatiana Santana. Gênero e direitos humanos na educação infantil: Relato de experiência. Revista Organizações e Democracia (online), v. 17, p. 1-10, 2016.

MAUÉS, Antonio; WEYL, Paulo. Fundamentos e marcos jurídicos da educação em Direitos Humanos. In: SILVEIRA, R. M. G. et. al. (Orgs.). Educação em Direitos Humanos: fundamentos teórico-metodológicos. João Pessoa: Editora Universitária, 2007. p. 103-115.

SALIH, Sara. Judith Butler e a teoria Queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências na transição para uma ciência pós-moderna. Estud. av., São Paulo , v. 2, n. 2, p. 46-71, Ag. 1988 .

STREY, Marlene Neves. Gênero e Ciclos Vitais. In: STREY, Marlene Neves; BOTTON, Andressa; CADONÁ, Eliane; PALMA, Yáskara Arrial. Gênero e Ciclos Vitais: Desafios, Problematizações e Perspectivas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012.

Downloads

Publicado

2019-04-30

Como Citar

Koch, S., & Cadoná, E. (2019). ÉTICA E DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO: O QUE OS ESTUDOS DE GÊNERO TÊM A VER COM ISSO?. Revista De Ciências Humanas, 20(01), 130–145. https://doi.org/10.31512/19819250.2019.20.01.130-145