EDUCAÇÃO AMBIENTAL FREIRIANA: PRESSUPOSTOS E MÉTODO

Autores/as

  • Ivo Dickman Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ http://orcid.org/0000-0002-6293-8382
  • Simone Ruppenthal PPGE - Unochapecó

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v18i30.2582

Palabras clave:

Paulo Freire, Educação Ambiental, Círculo de Cultura, Círculo Epistemológico

Resumen

Este artigo apresenta contribuições para construção de um conceito em torno da Educação Ambiental Freiriana, tendo como base a epistemologia de Paulo Freire. A pesquisa é provocada a partir da carência de produções no que se refere à relação entre Educação Ambiental e Paulo Freire. Neste estudo nos propomos discutir a Educação Ambiental na perspectiva pedagógica freiriana, tendo como referência as seguintes obras: Pedagogia da Autonomia, Pedagogia da Indignação, Pedagogia do Oprimido e Educação como Prática da Liberdade, nas quais identificamos contribuições e a preocupações do educador com a Educação Ambiental na forma que o sujeito se relaciona e torna-se parte do mundo, da cultura e da natureza. Conclui-se que a pedagogia crítica de Freire e o Círculo de Cultura como método e, sua releitura, o Círculo Epistemológico, como instrumento de pesquisa e investigação, são contribuições importantes para a Educação Ambiental numa perspectiva emancipatória e libertadora.

Biografía del autor/a

Ivo Dickman, Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado, Unochapecó. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, 2011-2015). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, 2008-2010). Bacharel em Filosofia pelo Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE, 2005-2007). Aperfeiçoamento em Direitos Humanos (IFIBE). Principal foco de atuação e pesquisa: Educação (perspectiva crítica e libertadora), Educação Ambiental (formação de educadores ambientais e educação ambiental freireana escolar), Educação Popular (Metodologia Paulo Freire), Educação do Campo (juventude, gênero e agricultura familiar), cooperativismo autogestionário e economia solidária. Líder do Grupo Palavração - Pesquisa em Educação Ambiental Freireana

Simone Ruppenthal, PPGE - Unochapecó

Graduada em Matemática

Mestranda em Educação

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Publicado

2017-08-09

Cómo citar

Dickman, I., & Ruppenthal, S. (2017). EDUCAÇÃO AMBIENTAL FREIRIANA: PRESSUPOSTOS E MÉTODO. Revista De Ciências Humanas, 18(30), 117–135. https://doi.org/10.31512/rch.v18i30.2582