EDUCAÇÃO AMBIENTAL FREIRIANA: PRESSUPOSTOS E MÉTODO

Autores

  • Ivo Dickman Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ http://orcid.org/0000-0002-6293-8382
  • Simone Ruppenthal PPGE - Unochapecó

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v18i30.2582

Palavras-chave:

Paulo Freire, Educação Ambiental, Círculo de Cultura, Círculo Epistemológico

Resumo

Este artigo apresenta contribuições para construção de um conceito em torno da Educação Ambiental Freiriana, tendo como base a epistemologia de Paulo Freire. A pesquisa é provocada a partir da carência de produções no que se refere à relação entre Educação Ambiental e Paulo Freire. Neste estudo nos propomos discutir a Educação Ambiental na perspectiva pedagógica freiriana, tendo como referência as seguintes obras: Pedagogia da Autonomia, Pedagogia da Indignação, Pedagogia do Oprimido e Educação como Prática da Liberdade, nas quais identificamos contribuições e a preocupações do educador com a Educação Ambiental na forma que o sujeito se relaciona e torna-se parte do mundo, da cultura e da natureza. Conclui-se que a pedagogia crítica de Freire e o Círculo de Cultura como método e, sua releitura, o Círculo Epistemológico, como instrumento de pesquisa e investigação, são contribuições importantes para a Educação Ambiental numa perspectiva emancipatória e libertadora.

Biografia do Autor

Ivo Dickman, Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado, Unochapecó. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, 2011-2015). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, 2008-2010). Bacharel em Filosofia pelo Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE, 2005-2007). Aperfeiçoamento em Direitos Humanos (IFIBE). Principal foco de atuação e pesquisa: Educação (perspectiva crítica e libertadora), Educação Ambiental (formação de educadores ambientais e educação ambiental freireana escolar), Educação Popular (Metodologia Paulo Freire), Educação do Campo (juventude, gênero e agricultura familiar), cooperativismo autogestionário e economia solidária. Líder do Grupo Palavração - Pesquisa em Educação Ambiental Freireana

Simone Ruppenthal, PPGE - Unochapecó

Graduada em Matemática

Mestranda em Educação

Referências

ANDREOLA, Balduíno. A. O problema ecológico na obra de Paulo Freire. In: NEUMANN, L. (Org.). Desafios da educação para os novos tempos. Porto Alegre: Evangraf, 2014. p. 213-227.

ARAÚJO FREIRE, Ana M. A compreensão de educação de Paulo Freire: indignação e sonho. Revista de Educação Popular, Uberlândia, n. 1, p. 09-16, nov. 2002.

_____. O legado de Paulo Freire à Educação Ambiental. In: NOAL, F. O.; BARCELOS, V. H. de L. (Orgs.). Educação Ambiental e cidadania: cenários brasileiros. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2003.

AZEVEDO, José A. Fundamentos filosóficos da pedagogia de Paulo Freire. Akrópolis, Umuarama, v. 18, n. 1, p. 37-47, jan/mar. 2010.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.

BARRETO, Vera. Paulo Freire para educadores. São Paulo: Arte& Ciência, 1998.

CARNEIRO, Sônia. M. M. Fundamentos epistemo-metodológicos da educação ambiental. Educar em Revista. Curitiba, n. 27, p. 17-35, jan./jun., 2006.

CARNEIRO, Sônia. M. M.; DICKMANN, Ivo. Educação Ambiental na escola a partir de Paulo Freire. In: HAGEMEYER, R. C. C.; SÁ, R. A.; GABARDO, C. V. (Orgs.). Diálogos epistemológicos e culturais. Curitiba: W&A, 2016. p. 233-254.

DELIZOICOV, Demétrio. Ensino da física e a concepção freiriana de educação. Sociedade Brasileira de Física. São Paulo, v. 5, n. 2, dez. 1983.

DELIZOICOV, Demétrio; DELIZOICOV, Nadir. C. Educação Ambiental na escola. In: LOUREIRO, C. F. B. TORRES, J. R. (Orgs). Educação Ambiental dialogando com Paulo Freire. São Paulo: Cortez, 2014.

DICKMANN, Ivo. Contribuições do pensamento pedagógico de Paulo Freire para a Educação Socioambiental a partir da obra Pedagogia da Autonomia. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba: 2010.

DICKMANN, Ivo; CARNEIRO, Sônia M. M. Paulo Freire e Educação Ambiental: contribuições a partir da obra Pedagogia da Autonomia. Revista de Educação Pública. Cuiabá, v. 21, n. 45, p. 87-102, jan./abr. 2012.

DICKMANN, Ivo. A formação de educadores ambientais: contribuições de Paulo Freire. 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba. 2015.

FIORI, Ernani. M. Prefácio. In: FREIRE. P. Pedagogia do Oprimido. 33. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

FRANCO, Fausto. El hombre: construcción progresiva – la tarea educativa de Paulo Freire. Madrid: Marsiega, 1973. (Fondo de Cultura Popular; 23).

FREIRE. Paulo. Educação e mudança. 4 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

FREIRE, Paulo. O partido como educador-educando. In: DAMASCENO, Alberto et al. A educação como ato político partidário. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1988. p. 16-18.

FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 37 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra; Anca/MST, 2004.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 11 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.

GADOTTI, M. Los aportes de Paulo Freire a la pedagogia crítica. Revista Educación, v. 26, n. 2, p. 51‐60, 2002.

GADOTTI, Moacir. A escola e o professor: Paulo Freire e a paixão de ensinar. São Paulo: Publisher Brasil, 2007.

HENZ, Celso H. Freire e a educação integral: cinco dimensões para (re)humanizar a educação. In: MOLL, Jaqueline (Org.). Caminhos da educação integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012.

KOSIK, Karel. Dialética do concreto. 7 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

LEFF, Enrique. Saber Ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. 9 ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

LOUREIRO, Carlos F. B. Trajetórias e Fundamentos da Educação Ambiental. São Paulo: Cortez, 2004.

LOUREIRO, Carlos F. B. et al. Contribuição da teoria marxista para a educação ambiental crítica. Cadernos Cedes, Campinas, vol. 29, n. 77, p. 81-97, jan./abr., 2009.

LOUREIRO, Carlos F. B.; FRANCO, Jussara B. Aspectos Teóricos e Metodológicos do círculo de Cultura: uma possibilidade pedagógica e dialógica em educação ambiental. Ambiente e Educação, v. 17, n. 1, 2012.

MACIEL, Karen de F. O pensamento de Paulo Freire na trajetória da educação popular. Educação em Perspectiva, Viçosa: v. 2, n. 2, p. 326-344, jul./dez. 2011.

OLIVEIRA, Paulo C. de; CARVALHO, Patrícia de. Alguns elementos da antropologia de Paulo Freire. Revista Eletrônica de Filosofia. v. 4, n. 10, 2012.

REIGOTA, Marcos. O que é Educação Ambiental. Brasiliense. São Paulo, 1994.

ROMÃO, José E. Poder Local e Educação. São Paulo: Cortez, 1992.

ROMÃO, José E. Contextualização: Paulo Freire e o pacto populista. In: FREIRE, P. Educação e atualidade brasileira. 3. ed. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2003.

ROMÃO, José E. Pedagogia sociológica ou sociologia pedagógica: Paulo Freire e a sociologia da educação. In: TEODORO, A.; TORRES, C. A. Educação crítica e utopia: perspectivas para o século XXI. São Paulo: Cortez, 2006. p. 118-126.

ROMÃO, José E. et al. Círculo epistemológico: círculo de cultura como metodologia de pesquisa. Educação e Linguagem. São Bernardo do Campo: Ano 9, n. 13, p. 173-195, jan.-jun, 2006.

RUSCHEINSKY, Aluísio. et al. Educação ambiental: uma perspectiva freiriana. Ambiente e Educação, Rio Grande, v. 7, p. 63-78, 2002.

SATO, Michèle. Apaixonadamente Pesquisadora em Educação Ambiental. In: Educação Teoria e Prática, Rio Claro, v. 9, n. 16/17, p. 24-35, 2001.

SATO, Michèle. Educação Ambiental. São Carlos: RiMa, 2003.

SAUVÉ, Lucie. Educação Ambiental: possibilidades e limitações. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo: v. 31, n. 2, p. 317-322. maio/ago, 2005.

SIMÕES JORGE, J. A ideologia de Paulo Freire. 2 ed. São Paulo: Loyola, 1979.

TORRES, Juliana R.; MAESTRELLI, Silvia R. P. Apropriações da concepção educacional de Paulo Freire na educação ambiental: um olhar crítico. Revista Contemporânea de Educação, v. 7, n. 14, ago./dez. 2012.

TOZONI-REIS, Marília. F. C. Temas ambientais como “temas geradores”: contribuições para uma metodologia educativa ambiental crítica, transformadora e emancipatória. Educar em Revista. Curitiba, n. 27, p. 93-110, jan./jun., 2006.

Downloads

Publicado

2017-08-09

Como Citar

Dickman, I., & Ruppenthal, S. (2017). EDUCAÇÃO AMBIENTAL FREIRIANA: PRESSUPOSTOS E MÉTODO. Revista De Ciências Humanas, 18(30), 117–135. https://doi.org/10.31512/rch.v18i30.2582