EDUCAÇÃO AMBIENTAL FREIRIANA: PRESSUPOSTOS E MÉTODO
DOI:
https://doi.org/10.31512/rch.v18i30.2582Palavras-chave:
Paulo Freire, Educação Ambiental, Círculo de Cultura, Círculo EpistemológicoResumo
Este artigo apresenta contribuições para construção de um conceito em torno da Educação Ambiental Freiriana, tendo como base a epistemologia de Paulo Freire. A pesquisa é provocada a partir da carência de produções no que se refere à relação entre Educação Ambiental e Paulo Freire. Neste estudo nos propomos discutir a Educação Ambiental na perspectiva pedagógica freiriana, tendo como referência as seguintes obras: Pedagogia da Autonomia, Pedagogia da Indignação, Pedagogia do Oprimido e Educação como Prática da Liberdade, nas quais identificamos contribuições e a preocupações do educador com a Educação Ambiental na forma que o sujeito se relaciona e torna-se parte do mundo, da cultura e da natureza. Conclui-se que a pedagogia crítica de Freire e o Círculo de Cultura como método e, sua releitura, o Círculo Epistemológico, como instrumento de pesquisa e investigação, são contribuições importantes para a Educação Ambiental numa perspectiva emancipatória e libertadora.
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