A PESQUISA EM EDUCAÇÃO NA TRANSIÇÃO DE PARADIGMAS: TENSÕES E CONFLITOS
DOI:
https://doi.org/10.31512/rch.v18i02%20[31].2562Palabras clave:
Educação, Conhecimento, Paradigmas.Resumen
Este artigo tematiza alguns movimentos teóricos que se presentificam no campo da pesquisa em educação no Brasil, sinalizando para os diferentes enfoques paradigmáticos e seus pontos de tensão e conflito. O estudo se caracteriza como um estudo bibliográfico, de caráter qualitativo e interpretativo. Orienta-se por um horizonte teórico-metodológico atravessado pela tradição hermenêutica e crítico-dialética, a qual nos sinaliza para o desafio de permanentemente compreender a historicidade do debate entre as tradições de pensamento, bem como escolher àquelas que melhor nos ajudam, numa leitura de conjunto, a desenvolver a crítica social, política e educacional. De forma específica, o estudo tematiza os paradigmas e a pesquisa em educação, no horizonte de quatro tradições em conflito: a) a perspectiva desconstrucionista do pós-estruturalismo; b) a perspectiva sistêmica e complexa, que emerge no interior da própria reflexão epistemológica; c) o enfoque crítico e dialético marxiano, bem como a teoria crítica em geral; d) a abordagem paradigmática recente da teoria crítica, a partir do horizonte do paradigma da razão comunicativa.
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