A PESQUISA EM EDUCAÇÃO NA TRANSIÇÃO DE PARADIGMAS: TENSÕES E CONFLITOS

Autores

  • Sidinei Pithan da Silva Departamento de Humanidades e Educação, Unijuí-RS.

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v18i02%20[31].2562

Palavras-chave:

Educação, Conhecimento, Paradigmas.

Resumo

Este artigo tematiza alguns movimentos teóricos que se presentificam no campo da pesquisa em educação no Brasil, sinalizando para os diferentes enfoques paradigmáticos e seus pontos de tensão e conflito. O estudo se caracteriza como um estudo bibliográfico, de caráter qualitativo e interpretativo. Orienta-se por um horizonte teórico-metodológico atravessado pela tradição hermenêutica e crítico-dialética, a qual nos sinaliza para o desafio de permanentemente compreender a historicidade do debate entre as tradições de pensamento, bem como escolher àquelas que melhor nos ajudam, numa leitura de conjunto, a desenvolver a crítica social, política e educacional. De forma específica, o estudo tematiza os paradigmas e a pesquisa em educação, no horizonte de quatro tradições em conflito: a) a perspectiva desconstrucionista do pós-estruturalismo; b) a perspectiva sistêmica e complexa, que emerge no interior da própria reflexão epistemológica; c) o enfoque crítico e dialético marxiano, bem como a teoria crítica em geral; d) a abordagem paradigmática recente da teoria crítica, a partir do horizonte do paradigma da razão comunicativa.

Biografia do Autor

Sidinei Pithan da Silva, Departamento de Humanidades e Educação, Unijuí-RS.

Professor do Departamento de Humanidades e Educação - Unijuí-RS. Doutor em Educação UFPR.

Referências

ADORNO, T.W. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2003.

BRANDÃO, Z. (org). A Crise dos Paradigmas e a Educação. 8.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2002.

BOHR, N. Física Atômica e Conhecimento Humano: ensaios 1932-1957. Rio de Janeiro: Contraponto, 2000.

CAPRA, F. O Ponto de Mutação: a Ciência, a Sociedade e a Cultura Emergente. 28.ed. São Paulo: Editora Cultrix, 2007.

COSTA. M. V. Caminhos Investigativos I: novos olhares na pesquisa em educação. 3.ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.

CUNHA, M. I. O Professor Universitário na transição de paradigmas. Araraquara, Jm Editora, 1998.

FRIGOTTO, G. A nova e a velha faces da crise do capital e o labirinto dos referenciais teóricos. In: Teoria e educação no labirinto do capital. Petrópolis, Vozes, 2001.

______. Educação, Crise do Trabalho Assalariado e do Desenvolvimento: Teorias em Conflito. In FRIGOTTO, G. (org). Educação e Crise do Trabalho: perspectivas de final de século. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

GORE, J. M. Foucault e Educação: fascinantes desafios. In: SILVA, T. T. da (Org). O Sujeito da Educação: estudos foucaultianos. Petrópolis, Vozes, 2002.

GRAMSCI, A. Concepção Dialética da História.10.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995.

HABERMAS, J. Pensamento Pós-Metafísico: estudos filosóficos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1990.

______. Discurso Filosófico da Modernidade: doze lições. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

JAMESON, F. O Inconsciente Político: a narrativa como ato socialmente simbólico. São Paulo: Editora Ática, 1992.

______. Pós-Modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. 2. Ed. 3ª reimpressão. São Paulo: Gráfica Palas Athena, 2002.

LARROSA, J. Tecnologias do Eu e Educação. In: SILVA, T. T. da (Org). O Sujeito da Educação: estudos foucaultianos. Petrópolis, Vozes, 2002.

MARQUES, Mario Osorio. Pedagogia: a ciência do educador. 2.ed. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 1990.

MARQUES, M. O. Conhecimento e Modernidade em Reconstrução. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1993.

______. Os Paradigmas da Educação. Revista Brasileira de Estudos em Pedagogia. Bras. v.73. n.175. p.523-546, set/dez.1992.

______. Filosofia e Pedagogia na universidade. Ijuí: Unijuí, 1997.

MARSCHALL, J. Governamentalidade e Educação Liberal. In: SILVA, T. T. da (Org). O Sujeito da Educação: estudos foucaultianos. Petrópolis, Vozes, 2002.

MARX, K. O 18 Brumário de Luís Bonaparte. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

______. O Capital: crítica da economia política. Livro I Primeiro: O Processo de Produção do Capital. 16. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998.

______. Crítica da Filosofia do Direito de Hegel. São Paulo, Boitempo, 2005.

______. A Ideologia Alemã. São Paulo: Martin Claret, 2006.

MORIN, E. Ciência com Consciência. 5. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

MORAES, M. C. O Paradigma Educacional Emergente. 8. ed. Campinas: Papirus, 2002.

PUCCI, B. Teoria Crítica e Educação. In: PUCCI, B (org.). Teoria Crítica e Educação: a questão da formação cultural na escola de Frankfurt. São Carlos, UFSCAR, 1995, pp. 11-58.

SILVA, T. T. da (Org). Teoria Educacional Crítica em Tempos Pós-Modernos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

______ O Sujeito da Educação: estudos foucaultianos. Petrópolis, Vozes, 2002.

______ O Projeto Educacional Moderno. In: VEIGA-NETO, A (org). Crítica pós-estruturalista e educação. Porto Alegre: Sulina, 1995.

SILVA, S. P & FENSTERSEIFER, P. E. Entre a Modernidade e a Pós-modernidade: repensando as condições de possibilidade do discurso educacional crítico-emancipatório. Revista In Pauta – Interdisciplinaridade e Pensamento Científico: Faculdade de Pato Branco – FADEP. v. III, n.2, 2005.

SILVA, S. P. Pós-modernidade, capitalismo e educação: a universidade na crise do projeto social moderno. Curitiba: Appris editora, 2016.

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica. São Paulo, Cortez; Campinas, Autores Associados, 2003.

________, D. Escola e Democracia. 33. ed. Campinas, SP: Editora Autores Associados, 2000.

SAVIANI, D. Tendências e Correntes da Educação Brasileira. In: BOSI, A (org). Filosofia da Educação Brasileira. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1985.

SANFELICE, J. L. Dialética e Pesquisa em Educação. In: Marxismo e Educação: debates contemporâneos. Campinas: Editora Autores Associados, 2005.

SUCHODOLSKI, B. A Pedagogia e as Grandes Correntes Filosóficas: a Pedagogia da Essência e a Pedagogia da Existência. Lisboa: Portugal: Livros Horizonte, 2000.

WELLMAR, A. Razón, utopia, y la dialética de la ilustración. In: GUIDDENS, A. Habermas y la modernidad. 3. ed. Ediciones Cátedra, 1994.

VASCONCELLOS, M. J. E. Pensamento Sistêmico: o novo paradigma da ciência. 3. ed. Campinas, SP: Papirus, 2003.

VATTIMO, Gianni. O Fim da Modernidade: Niilismo e hermenêutica na cultura pós-moderna; tradução Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

VEIGA-NETO, A. Pensar a escola como uma instituição que pelo menos garanta a manutenção das conquistas fundamentais da modernidade. In: COSTA, M. V (org). A escola tem futuro? Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.

Downloads

Publicado

2017-10-24

Como Citar

da Silva, S. P. (2017). A PESQUISA EM EDUCAÇÃO NA TRANSIÇÃO DE PARADIGMAS: TENSÕES E CONFLITOS. Revista De Ciências Humanas, 18(02), 136–166. https://doi.org/10.31512/rch.v18i02 [31].2562