Representações sociais sobre educação ambiental e objetivações em práticas pedagógicas no ensino fundamental

Autores/as

  • ADRIANA MARIA AVILA Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • EDIVAL SEBASTIÃO TEIXEIRA Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR - PB

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2018.19.01.24-39

Palabras clave:

Educação Ambiental. Representações Sociais. Práticas Pedagógicas.

Resumen

O artigo relata uma investigação desenvolvida na Rede Municipal de Ensino de São Lourenço do Oeste, Santa Catarina, cujos objetivos foram conhecer ações de Educação Ambiental desenvolvidas pelas professoras da rede; identificar suas representações sociais sobre Educação Ambiental e os modos pelos quais elas se objetivam. A metodologia caracterizou-se pela abordagem qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados foram: um questionário de evocação livre, entrevista semiestruturada e pesquisa documental. Os dados resultantes do questionário de evocação livre foram analisados através da abordagem estrutural da Teoria das Representações Sociais. Os dados resultantes da entrevista e da leitura dos documentos orientaram-se pela Análise de Conteúdo. Os resultados obtidos sugerem que as participantes do estudo representam socialmente Educação Ambiental como um conjunto de práticas educativas que visam conscientizar para a preservação dos recursos naturais e capacitar o indivíduo a desenvolver atitudes sustentáveis.

Biografía del autor/a

ADRIANA MARIA AVILA, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Mestra em Desenvolvimento Regional pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR.

Especialista em Mercado de Trabalho e Exercício do Magistério pela UNOCHAPECÓ.

Pedagoga formada pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó - UNOCHAPECÓ.

Servidora pública municipal da Prefeitura de São Lourenço do Oeste - SC.

EDIVAL SEBASTIÃO TEIXEIRA, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR - PB

Doutor em Educação. Docente do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da UTFPR.

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Publicado

2018-04-12

Cómo citar

AVILA, A. M., & TEIXEIRA, E. S. (2018). Representações sociais sobre educação ambiental e objetivações em práticas pedagógicas no ensino fundamental. Revista De Ciências Humanas, 19(01), 24–39. https://doi.org/10.31512/19819250.2018.19.01.24-39