Representações sociais sobre educação ambiental e objetivações em práticas pedagógicas no ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2018.19.01.24-39Palavras-chave:
Educação Ambiental. Representações Sociais. Práticas Pedagógicas.Resumo
O artigo relata uma investigação desenvolvida na Rede Municipal de Ensino de São Lourenço do Oeste, Santa Catarina, cujos objetivos foram conhecer ações de Educação Ambiental desenvolvidas pelas professoras da rede; identificar suas representações sociais sobre Educação Ambiental e os modos pelos quais elas se objetivam. A metodologia caracterizou-se pela abordagem qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados foram: um questionário de evocação livre, entrevista semiestruturada e pesquisa documental. Os dados resultantes do questionário de evocação livre foram analisados através da abordagem estrutural da Teoria das Representações Sociais. Os dados resultantes da entrevista e da leitura dos documentos orientaram-se pela Análise de Conteúdo. Os resultados obtidos sugerem que as participantes do estudo representam socialmente Educação Ambiental como um conjunto de práticas educativas que visam conscientizar para a preservação dos recursos naturais e capacitar o indivíduo a desenvolver atitudes sustentáveis.
Referências
ACSELRAD, H; MELLO, C. C.A; BEZERRA, G. N. O que é justiça ambiental. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.
ANTUNES, L. C., TEIXEIRA, E. S. Educação Ambiental e representação de meio ambiente em projeto pedagógico de escola municipal no sudoeste do Paraná. Synergismus scyentifica - UTFPR, n. 06 (1), 2011.
AVILA, A. M., LINGNAU, R. Crise ambiental, ensino de biologia e educação ambiental: uma abordagem crítica. Revista Monografias Ambientais Santa Maria, v. 14, n. 2, mai-ago. 2015 p. 137-150. Revista do Centro de Ciências Naturais e Exatas – UFSM ISSN: 22361308.
BRASIL. Política Nacional de Educação Ambiental. Lei Federal n° 9.795 de 27 de abril de 1999.
CARVALHO, I.C.M. Educação Ambiental Crítica: nomes e endereçamentos da educação. In: LAYARGUES, P.P. (Org.). Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004, p.13-24.
DUVEEN, G. O poder das ideias. In: MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. 7 ed. Petrópolis: Vozes, 2009, p. 7-28.
FRANCO, M.L.B.P. Análise de Conteúdo. 3 ed. Brasília: Líber Livro, 2008.
GUIMARÃES, M. Educação ambiental: no consenso um embate? 5 ed. São Paulo: Papirus, 2007.
GUIMARÃES, M. A formação de educadores ambientais. 8 ed. Campinas: Papirus, 2012.
KUS, H.J. Concepções de Meio Ambiente de Professores de Educação Básica e Práticas Pedagógicas em Educação Ambiental. (Dissertação de Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional. Pato Branco: UTFPR, 2012.
LEFF, E. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
LEFF, E. Epistemologia ambiental. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2010.
LOUREIRO, C.F.B. Educação Ambiental Transformadora. In: LAYRARGUES, P. P. (Coord.). Identidades da Educação Ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004, p. 65-84.
LOUREIRO, C.F.B. Trajetórias e fundamentos da educação ambiental. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2006.
MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. 5 ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
REIGOTA, M. Meio ambiente e representação social. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2010.
SÁ, C.P. Núcleo Central das representações sociais. Petrópolis: Vozes, 1996.
SÃO PAULO. Coordenadoria de Educação Ambiental, Educação ambiental e desenvolvimento: documentos oficiais/ Secretaria do Meio Ambiente, Coordenadoria de Educação Ambiental. São Paulo: A Secretaria, 1994.
SANDER, L. Representações Sociais de Professores(as) a Respeito de Meio Ambiente e suas Práticas Pedagógicas Escolares em Educação Ambiental. (Dissertação de Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional. Pato Branco: UTFPR, 2012.
SILVA, L. F. Educação ambiental: representações sociais e práticas pedagógicas em cursos de formação de professores (Dissertação de Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional. Pato Branco: UTFPR, 2014.
SUÁREZ, P.A.; MARCOTE, P.V. Una propuesta educativa para la sostenibilidad. In:
MIRA, R.G.; MARCOTE, P.V. (Directores). Sostenibilidad, valores y cultura ambiental. Madrid: Pirámide, 2009, p. 88-104.
TEIXEIRA, E.S. Ciclos de Aprendizagem: trajetória e fundamentos. Curitiba: Editora UTFPR, 2008.
TEIXEIRA, E.S.; ALGERI, F.L. Representações de Meio Ambiente e Educação Ambiental: um estudo com docentes de Casas Familiares Rurais. Práxis educativa (UEPG. Impresso), v. 6, p. 193-205, 2011.
TEROSSI, M.T.; SANTANA, L.C. Concepções e práticas de educação ambiental presentes nos projetos da Universidade Livre do Meio Ambiente (Umasq). Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient., v. 30, n.2, p. 64 - 84, jul./dez. 2013.
VENDRUSCOLO, G.S.; CONFORTIN, A.C.; MANICA, K.; ARESI, D. Concepção e práticas de professores sobre Educação Ambiental em escolas Públicas. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. V. 30, n.2, p. 49- 63, jul./dez. 2013.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.