Educação Superior Privada e a Lei 10.639/03 (O caso da Universidade Nove de Julho - São Paulo)

Autores/as

  • Maurício Silva Universidade Nove de Julho
  • Maria Lucia da Silva Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v17i28.1846

Palabras clave:

Educação superior, Lei 10639/03, Ensino de história e cultura africana, Ensino de história e cultura afro-brasileira

Resumen

O objetivo desse ensaio é analisar alguns aspectos da lei 10639/03, sobretudo no contexto da educação superior, tomando como estudo de caso o exemplo da Universidade Nove de Julho, em São Paulo. Nesse sentido, busca-se analisar/avaliar o impacto das diretrizes da lei 10639/03 numa instituição de ensino  como se configura, no ensino superior privado, observando sua aplicabilidade especialmente em cursos (de graduação e pós-graduação) que, de alguma maneira, contemplem aspectos do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira.

Biografía del autor/a

Maurício Silva, Universidade Nove de Julho

Doutor em Letras Clássicas e Vernáculas pela Universidade de São Paulo. Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação na Universidade Nove de Julho (São Paulo).

Maria Lucia da Silva, Universidade Nove de Julho

Doutoranda em Educação na Universidade Nove de Julho

Citas

BARRETO, Maria Aparecida. "Práticas educacionais inclusivas e a formação de professores: contribuições do núcleo de estudos afro-brasileiros da Ufes". In: BARRETO, Maria Aparecida S. C. et alii (org.): Africanidade(s) afrodescendência(s): perspectivas para a formação de professores. Vitória, Edufes, 2012.

BRAGA, M. L. S.; SILVEIRA, M. H. V. (orgs.). O Programa Diversidade na Universidade e a construção de uma política educacional anti-racista. Brasília, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade / UNESCO, 2007.

CATANI, A. M. "O papel da Universidade Pública hoje: concepção e função". Jornal de Políticas Educacionais, São Paulo, No. 04: 4-14, 2008.

GOMES, Nilma Lino & MARTINS, Aracy Alves (orgs.). Afirmando Direitos. Acesso e Permanênciade Jovens Negros na Universidade. Belo Horizonte, Autêntica, 2006.

JACCOUD, Luciana (org.). A construção de uma política de promoção da igualdade racial: uma análise dos últimos 20 anos. Brasília, IPEA, 2009.

LOPES, Ana Mônica e ARNAUT, Luiz. História da África. Uma Introdução. Belo Horizonte, Crisálida, 2005, p. 37.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília, Outubro de 2004.

SANTOS, Renato Emerson dos & LOBATO, Fátima (orgs.). Ações Afirmativas. Políticas Públicas contra as Desigualdades Sociais. Rio de Janeiro, DP&A, 2003.

SANTOS, Sales Augusto dos. “A Lei 10.639/03 como Fruto da Luta Anti-Racista do Movimento Negro”. In: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO E DIVERSIDADE. Educação Anti-Racista: Caminhos Abertos pela Lei Federal no 10.639/03. Brasília, 2005, p. 21-37.

SILVA, Cidinha da (org.). Ações Afirmativas em Educação: Experiências Brasileiras. São Paulo, Summus, 2003.

SILVA, Mauricio Pedro da. "Novas diretrizes curriculares para o estudo da história e da cultura afro-brasileira e africana: a Lei 10.639/03". EccoS – Revista Cientifica, São Paulo, Vol. 09, No. I: 39-52, jan./jun. 2007.

SILVA JÚNIOR, Hélio. Discriminação racial nas escolas: entre a lei e as práticas sociais. Brasília, UNESCO, 2002.

SILVÉRIO, Valter Roberto & MOEHLECKE, Sabrina (orgs.). Ações afirmativas nas políticas educacionais. O contexto pós-Durban. São Carlos, EdUFSCar, 2009.

UNINOVE. Disponível em: http://www.uninove.br/Paginas/aUninove/linhadotempo.aspx (Acesso em: 19 jun. 2013a.

_________. Disponível em: http://www.uninove.br/PDFs/Mestrados/Educação/EDUCAÇÃO%20E%20MULTICULTURALISMO%20AS%20RELAÇÕES%20ÉTNICO-RACIAIS%20NA%20ESCOLA%20E%20NA%20UNIVERSIDADE.pdf (Acesso em: 19 jun. 2013b.)

VIEIRA, Sofia Lerche. “A democratização da universidade e a socialização do conhecimento”. In: FÁVERO, Maria de Lourdes (org.). A universidade em questão. São Paulo, Cortez / Autores Associados, 1989, p. 11-26.

WANDERLEY, L. E. O que é universidade. São Paulo, Brasiliense, 2003.

Publicado

2016-05-24

Cómo citar

Silva, M., & da Silva, M. L. (2016). Educação Superior Privada e a Lei 10.639/03 (O caso da Universidade Nove de Julho - São Paulo). Revista De Ciências Humanas, 17(28), 82–97. https://doi.org/10.31512/rch.v17i28.1846