A CONDIÇÃO JUVENIL DE SURDOS NO ENSINO MÉDIO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2019.20.03.142-166

Keywords:

Surdez, Juventude, Ensino Médio, Condição Juvenil

Abstract

O presente artigo busca apresentar parte de uma pesquisa já finalizada sobre o cotidiano escolar de jovens surdos no ensino médio, destacando aspectos relacionados à condição juvenil destes estudantes, como, dentre outras, por exemplo, a relação com a família, o trabalho e o tempo livre. O estudo foi realizado na cidade de Belo Horizonte – MG, em uma escola da rede pública de ensino durante o período de aproximadamente sete meses.  Foram acompanhadas duas turmas com um total de nove surdos, sendo sete do sexo feminino e dois do sexo masculino. Para a realização da pesquisa, optamos por utilizar o estudo de caso que contempla a observação participante, entrevistas com roteiro semiestruturado e aplicação de questionário. A partir da investigação realizada, verificamos que as relações estabelecidas com as famílias parece influir em como o jovem constrói a sua condição juvenil. Os dados do questionário somado às observações no campo mostram uma aproximação dos resultados encontrados na pesquisa “Perfil da juventude brasileira” (2005), o que indica a particularidade linguística como um fator o que diferencia os jovens, não tanto em suas práticas, mas em relação à com quem as atividades são desenvolvidas. Os jovens que se comunicam exclusivamente através da Libras, por exemplo, se limitam ao convívio de seus pares. No que diz respeito ao trabalho, os jovens surdos também se assemelham aos jovens ouvintes no que diz respeito aos significados que atribuem à atividade laboral e às aspirações em relação ao futuro.

Author Biographies

Thais Alvim Victorino

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em Ciências Sociais, bacharelado (2014) e licenciatura (2015), pela mesma universidade. 

Mônica Maria Farid Rahme, Integrante do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social - Faculdade de Educação – Universidade Federal de Minas Gerais (FaE-UFMG)

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação (DECAE-FaE-UFMG). Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. (FE-USP). Autora de artigos na área de Educação, Educação Especial e Psicanálise. Integrante do Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a Infância (LEPSI) e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação  em Psicologia (ANPEPP).

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Published

2019-12-17

How to Cite

Victorino, T. A., & Rahme, M. M. F. (2019). A CONDIÇÃO JUVENIL DE SURDOS NO ENSINO MÉDIO. Revista De Ciências Humanas, 20(03), 142–166. https://doi.org/10.31512/19819250.2019.20.03.142-166