EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL
PANORAMA EDUCACIONAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL NO GRANDE ABC PAULISTA EM 2023
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.02.50-65Palavras-chave:
Educação Integral, Tempo integral, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Grande ABC PaulistaResumo
A Educação Integral em Tempo Integral tem sido adotada como uma estratégia para ampliar o direito à educação, e reduzir as desigualdades sociais, especialmente em regiões de vulnerabilidade. No entanto, a efetividade dessa política pode variar de acordo com a gestão pública, infraestrutura escolar e envolvimento da comunidade. Diante disso, o presente estudo apresentou um panorama educacional referente à matrículas em Tempo Integral das etapas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, no Estado de São Paulo, região do Grande ABC Paulista, com intuito de problematizar e refletir sobre os desafios de implementação da Educação Integral em Tempo Integral nesta localidade. A revisão de literatura fundamentou-se em autores como Arroyo (2012) e Moll (2010), que discutem a Educação Integral como direito e sua relação com a formação do sujeito ao longo da vida. Além disso, políticas nacionais, como o Programa Mais Educação e as diretrizes do Ministério da Educação, foram consultadas para compreender o contexto dessa implementação. Para fomentar as problematizações levantadas, a pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa e quantitativa, com método comparativo, tendo o Censo Escolar 2023, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), como fonte para a coleta de dados. Os resultados preliminares indicam que embora exista o reconhecimento sobre a importância da Educação Integral, principalmente no que tange as questões de vulnerabilidade social, a região do Grande ABC Paulista, ainda precisa ampliar suas matrículas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Ciências Humanas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.