CADA ENCONTRO EU CONTO UM CONTO
MULTIALFABETIZAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS SURDAS
DOI:
https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.36.21-44Palavras-chave:
Alfabetização de surdos, Letramento de surdos, Leitura visual, Tradução literária e libras, Análise dialógica do discursoResumo
O processo de alfabetização de crianças surdas requer abordagens pedagógicas que considerem as especificidades linguísticas e visuais desse público. Estudos como o de Kuntze, Golos e Enns (2014) destacam a importância de aprendizagens visuais no desenvolvimento de habilidades cognitivas e linguísticas, ampliando o conceito de alfabetização para além da decodificação de textos escritos. Ancorado na perspectiva dos multiletramentos e na análise dialógica do discurso, fundamentada em Bakhtin e o Círculo, este artigo tem como objetivo refletir sobre os processos de alfabetização – em Libras e em português escrito – de crianças surdas, a partir da análise de materiais produzidos pelo projeto de extensão universitária Cada Encontro Eu Conto um Conto. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter documental, que analisa materiais literários e recursos pedagógicos acessíveis bilíngues (Libras-português), produzidos no âmbito do projeto. Os resultados indicam que esses materiais contribuem significativamente para o desenvolvimento da leitura e da escrita em crianças surdas ao promoverem interações dialógicas mediadas por múltiplas linguagens – como sinais, imagens, textos escritos e elementos gráficos –, possibilitando a construção de sentidos de forma ampliada e visualmente acessível.
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