A ELABORAÇÃO DO ETHOS E A ESTRATÉGIA DE PATEMIZAÇÃO NA NOTA DE RETRATAÇÃO

Autores/as

  • Douglas do Carmo Araújo UFF (Doutorando)
  • Ilana da Silva Rebello Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.34.262-278

Palabras clave:

Semiolinguística. Ethos. Pathos. Nota de retratação.

Resumen

Tendo como base a Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, este artigo tem por objetivo mostrar como ocorre a elaboração do ethos na nota de retratação pública, bem como quais estratégias de patemização são mobilizadas pelo sujeito da linguagem nesse contrato discursivo para obter a adesão de seus interlocutores. O presente trabalho tem caráter qualitativo, visto que analisa e descreve uma nota de retratação pública de um desembargador do Estado de São Paulo, que tentou se valer do seu cargo e do seu poder de influência, com a expressão “então leia bem com quem o senhor está se metendo”, para obter a vantagem de não ser multado por não cumprir uma determinação legal do Município de Santos (usar máscara em espaço público, em um dado período pandêmico). A partir da análise, é possível perceber que o sujeito comunicante da nota de retratação elabora seu ethos, a fim de alcançar êxito em sua encenação discursiva, o que o faz plausivelmente, assim como suscita estratégias patêmicas para fazer seus interlocutores, por meio da emoção, aderirem a seu discurso, que serviu ao seu propósito: demonstrá-lo arrependido para a opinião pública.

Biografía del autor/a

Douglas do Carmo Araújo, UFF (Doutorando)

Doutorando em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF), bacharel em Direito pela UFRJ (2018), mestre em Estudos da Linguagem (2017) e especialista em Língua Portuguesa (2015) pela Universidade Federal Fluminense (UFF), licenciado em Letras: Português/Literaturas pela Faculdade de Formação de Professores da UERJ (2012). Durante o curso de mestrado foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ. Recebeu pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro o VI Prêmio de Graduação Fernando Scarbi Lima pelo 1 lugar em Projeto de Final de Curso (2013). Na graduação em Letras foi bolsista, na qualidade de assistente editorial, das Revistas Soletras e Pensares em Revista. Atualmente é professor de Língua Portuguesa da SME de Maricá e no Colégio Pedro II - Unidade de Engenho Novo - e Redação do Colégio Angelorum. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. Seus principais interesses de pesquisa incidem sobre a Argumentação, Retórica, Análise Semiolinguística do Discurso, Linguística Forense, Linguística de Texto, Semântica, Pragmática, Texto e Ensino, Leitura, Interpretação e Escrita. 

Ilana da Silva Rebello, Universidade Federal Fluminense

Graduada em Letras (2002- UFF), mestre (2005-UFF) e doutora (2009-UFF) em Língua Portuguesa pela Universidade Federal Fluminense. Realizou seu pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas da UFRJ, na Linha de Pesquisa Estudos de Semântica e Análise do Discurso (2022). Já atuou como professora de Língua Portuguesa na Prefeitura de São Gonçalo, na Prefeitura de Niterói, na Secretaria Estadual de Educação e na Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC). Atualmente é professora Associada 40h DE, de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal Fluminense. Esteve como coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa UFF (Quadriênio 2/2019-1/2023). Está como Chefe do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (Biênio 2024-2026). Está vinculada como professora permanente à linha de pesquisa Teorias do texto, do Discurso e da Tradução do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal Fluminense, onde atua como docente e orientadora no mestrado e doutorado. Atua também no curso de especialização em Língua Portuguesa. Está como uma das coordenadoras dos Projetos de Extensão: PID - Projeto de Iniciação à Docência -Subprojeto: Semiolinguística e ensino: a sala de leitura como espaço de fruição e A Semiolinguística aplicada ao Ensino de Língua Materna. É membro do grupo de pesquisa em Semiolinguística - Leitura, fruição e ensino (GPS - LeiFEn/UFF/CNPq), do Círculo Interdisciplinar de Análise do Discurso (Ciad-Rio) e do Grupo de Trabalho de Linguística de Texto e Análise da Conversação da Anpoll.Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Semiolinguística, mídia, leitura,compreensão e escrita.

Publicado

2024-12-19

Cómo citar

Araújo, D. do C., & Rebello, I. da S. (2024). A ELABORAÇÃO DO ETHOS E A ESTRATÉGIA DE PATEMIZAÇÃO NA NOTA DE RETRATAÇÃO. Revista Literatura Em Debate, 19(34), 262–278. https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.34.262-278