A ELABORAÇÃO DO ETHOS E A ESTRATÉGIA DE PATEMIZAÇÃO NA NOTA DE RETRATAÇÃO

Autores

  • Douglas do Carmo Araújo UFF (Doutorando)
  • Ilana da Silva Rebello Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.34.262-278

Palavras-chave:

Semiolinguística. Ethos. Pathos. Nota de retratação.

Resumo

Tendo como base a Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, este artigo tem por objetivo mostrar como ocorre a elaboração do ethos na nota de retratação pública, bem como quais estratégias de patemização são mobilizadas pelo sujeito da linguagem nesse contrato discursivo para obter a adesão de seus interlocutores. O presente trabalho tem caráter qualitativo, visto que analisa e descreve uma nota de retratação pública de um desembargador do Estado de São Paulo, que tentou se valer do seu cargo e do seu poder de influência, com a expressão “então leia bem com quem o senhor está se metendo”, para obter a vantagem de não ser multado por não cumprir uma determinação legal do Município de Santos (usar máscara em espaço público, em um dado período pandêmico). A partir da análise, é possível perceber que o sujeito comunicante da nota de retratação elabora seu ethos, a fim de alcançar êxito em sua encenação discursiva, o que o faz plausivelmente, assim como suscita estratégias patêmicas para fazer seus interlocutores, por meio da emoção, aderirem a seu discurso, que serviu ao seu propósito: demonstrá-lo arrependido para a opinião pública.

Biografia do Autor

Douglas do Carmo Araújo, UFF (Doutorando)

Doutorando em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF), bacharel em Direito pela UFRJ (2018), mestre em Estudos da Linguagem (2017) e especialista em Língua Portuguesa (2015) pela Universidade Federal Fluminense (UFF), licenciado em Letras: Português/Literaturas pela Faculdade de Formação de Professores da UERJ (2012). Durante o curso de mestrado foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ. Recebeu pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro o VI Prêmio de Graduação Fernando Scarbi Lima pelo 1 lugar em Projeto de Final de Curso (2013). Na graduação em Letras foi bolsista, na qualidade de assistente editorial, das Revistas Soletras e Pensares em Revista. Atualmente é professor de Língua Portuguesa da SME de Maricá e no Colégio Pedro II - Unidade de Engenho Novo - e Redação do Colégio Angelorum. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. Seus principais interesses de pesquisa incidem sobre a Argumentação, Retórica, Análise Semiolinguística do Discurso, Linguística Forense, Linguística de Texto, Semântica, Pragmática, Texto e Ensino, Leitura, Interpretação e Escrita. 

Ilana da Silva Rebello, Universidade Federal Fluminense

Graduada em Letras (2002- UFF), mestre (2005-UFF) e doutora (2009-UFF) em Língua Portuguesa pela Universidade Federal Fluminense. Realizou seu pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas da UFRJ, na Linha de Pesquisa Estudos de Semântica e Análise do Discurso (2022). Já atuou como professora de Língua Portuguesa na Prefeitura de São Gonçalo, na Prefeitura de Niterói, na Secretaria Estadual de Educação e na Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC). Atualmente é professora Associada 40h DE, de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal Fluminense. Esteve como coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa UFF (Quadriênio 2/2019-1/2023). Está como Chefe do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (Biênio 2024-2026). Está vinculada como professora permanente à linha de pesquisa Teorias do texto, do Discurso e da Tradução do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal Fluminense, onde atua como docente e orientadora no mestrado e doutorado. Atua também no curso de especialização em Língua Portuguesa. Está como uma das coordenadoras dos Projetos de Extensão: PID - Projeto de Iniciação à Docência -Subprojeto: Semiolinguística e ensino: a sala de leitura como espaço de fruição e A Semiolinguística aplicada ao Ensino de Língua Materna. É membro do grupo de pesquisa em Semiolinguística - Leitura, fruição e ensino (GPS - LeiFEn/UFF/CNPq), do Círculo Interdisciplinar de Análise do Discurso (Ciad-Rio) e do Grupo de Trabalho de Linguística de Texto e Análise da Conversação da Anpoll.Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Semiolinguística, mídia, leitura,compreensão e escrita.

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

Araújo, D. do C., & Rebello, I. da S. (2024). A ELABORAÇÃO DO ETHOS E A ESTRATÉGIA DE PATEMIZAÇÃO NA NOTA DE RETRATAÇÃO. Revista Literatura Em Debate, 19(34), 262–278. https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.34.262-278