A ELABORAÇÃO DO ETHOS E A ESTRATÉGIA DE PATEMIZAÇÃO NA NOTA DE RETRATAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.34.262-278Keywords:
Semiolinguística. Ethos. Pathos. Nota de retratação.Abstract
Tendo como base a Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, este artigo tem por objetivo mostrar como ocorre a elaboração do ethos na nota de retratação pública, bem como quais estratégias de patemização são mobilizadas pelo sujeito da linguagem nesse contrato discursivo para obter a adesão de seus interlocutores. O presente trabalho tem caráter qualitativo, visto que analisa e descreve uma nota de retratação pública de um desembargador do Estado de São Paulo, que tentou se valer do seu cargo e do seu poder de influência, com a expressão “então leia bem com quem o senhor está se metendo”, para obter a vantagem de não ser multado por não cumprir uma determinação legal do Município de Santos (usar máscara em espaço público, em um dado período pandêmico). A partir da análise, é possível perceber que o sujeito comunicante da nota de retratação elabora seu ethos, a fim de alcançar êxito em sua encenação discursiva, o que o faz plausivelmente, assim como suscita estratégias patêmicas para fazer seus interlocutores, por meio da emoção, aderirem a seu discurso, que serviu ao seu propósito: demonstrá-lo arrependido para a opinião pública.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
A submissão de artigos, resenhas e trabalhos de escrita criativa significa que o autor(es) está(ão) cedendo gratuitamente à revista direitos autorais para publicação dos textos e concordando com as normas de submissão apresentadas pelo periódico.
Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.