A EDUCAÇÃO MUSICAL NA FORMAÇÃO E NAS PRÁTICAS DE PROFESSORAS: REPERCUSSÕES DE OFICINAS MUSICAIS / MUSICAL EDUCATION IN THE TEACHERS’ FORMATION AND PRACTICES: REPERCUSSION OF MUSICAL WORSHOPS

Kelly Werle, Laila Azize Souto Ahmad, Cláudia Ribeiro Bellochio

Resumo


Este artigo apresenta uma pesquisa realizada a partir de ofi cinas de educação musical desenvolvidas com professoras dos anos iniciais do ensino fundamental, de duas escolas estaduais:
uma no município de Santa Maria/RS e outra no município São João do Polêsine/RS. As ofi cinas estão vinculadas ao “Programa SOM: Formação, Assessoria e Orientação em Música” da UFSM - que visa proporcionar formação musical e pedagógico-musical para
professores em serviço; e ao grupo de pesquisa Formação, Ação,
Pesquisa em Educação Musical (FAPEM). A pesquisa objetivou
conhecer as repercussões das ofi cinas para as práticas musicais das professoras. Especifi camente, buscou-se identifi car suas concepções acerca da educação musical e conhecer como o trabalho pedagógicomusical está sendo potencializado, ou não, nos seus contextos educativos, posteriormente à realização das ofi cinas. A análise das repercussões ocorreu por meio de um questionário entregue às participantes quatro semanas após as ofi cinas de educação musical, de modo que os resultados foram interpretados e categorizados. Evidenciaram-se algumas modifi cações nas concepções e ações musicais das professoras, as quais passaram a buscar maiores possibilidades de trabalhar a música em seu contexto de docência. Embora parte signifi cativa das professoras tenha tido o entendimento de que a música constitui área do conhecimento, não há uma clareza com relação as suas formas de organização no contexto escolar. Assim, são necessárias outras oportunidades de formação musical e pedagógico-musical para que estas professoras ampliem seus conhecimentos musicais e pedagógico-musicais e potencializem o trabalho com a música, buscando a resignifi cação das práticas musicais.

Palavras-chave


Educação Musical. Formação de professores dos anos iniciais. Ofi cinas de música.

Texto completo:

PDF PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais




Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

Flag Counter