A EDUCAÇÃO MUSICAL NA FORMAÇÃO E NAS PRÁTICAS DE PROFESSORAS: REPERCUSSÕES DE OFICINAS MUSICAIS / MUSICAL EDUCATION IN THE TEACHERS’ FORMATION AND PRACTICES: REPERCUSSION OF MUSICAL WORSHOPS
DOI:
https://doi.org/10.31512/rch.v12i19.345Palavras-chave:
Educação Musical. Formação de professores dos anos iniciais. Ofi cinas de música.Resumo
Este artigo apresenta uma pesquisa realizada a partir de ofi cinas de educação musical desenvolvidas com professoras dos anos iniciais do ensino fundamental, de duas escolas estaduais:uma no município de Santa Maria/RS e outra no município São João do Polêsine/RS. As ofi cinas estão vinculadas ao “Programa SOM: Formação, Assessoria e Orientação em Música” da UFSM - que visa proporcionar formação musical e pedagógico-musical para
professores em serviço; e ao grupo de pesquisa Formação, Ação,
Pesquisa em Educação Musical (FAPEM). A pesquisa objetivou
conhecer as repercussões das ofi cinas para as práticas musicais das professoras. Especifi camente, buscou-se identifi car suas concepções acerca da educação musical e conhecer como o trabalho pedagógicomusical está sendo potencializado, ou não, nos seus contextos educativos, posteriormente à realização das ofi cinas. A análise das repercussões ocorreu por meio de um questionário entregue às participantes quatro semanas após as ofi cinas de educação musical, de modo que os resultados foram interpretados e categorizados. Evidenciaram-se algumas modifi cações nas concepções e ações musicais das professoras, as quais passaram a buscar maiores possibilidades de trabalhar a música em seu contexto de docência. Embora parte signifi cativa das professoras tenha tido o entendimento de que a música constitui área do conhecimento, não há uma clareza com relação as suas formas de organização no contexto escolar. Assim, são necessárias outras oportunidades de formação musical e pedagógico-musical para que estas professoras ampliem seus conhecimentos musicais e pedagógico-musicais e potencializem o trabalho com a música, buscando a resignifi cação das práticas musicais.
Publicado
2012-10-10
Como Citar
Werle, K., Ahmad, L. A. S., & Bellochio, C. R. (2012). A EDUCAÇÃO MUSICAL NA FORMAÇÃO E NAS PRÁTICAS DE PROFESSORAS: REPERCUSSÕES DE OFICINAS MUSICAIS / MUSICAL EDUCATION IN THE TEACHERS’ FORMATION AND PRACTICES: REPERCUSSION OF MUSICAL WORSHOPS. Revista De Ciências Humanas, 12(19), p. 97–116. https://doi.org/10.31512/rch.v12i19.345
Edição
Seção
Dossiê
Licença
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.