A EDUCAÇÃO MUSICAL NA FORMAÇÃO E NAS PRÁTICAS DE PROFESSORAS: REPERCUSSÕES DE OFICINAS MUSICAIS / MUSICAL EDUCATION IN THE TEACHERS’ FORMATION AND PRACTICES: REPERCUSSION OF MUSICAL WORSHOPS

Autores/as

  • Kelly Werle Doutoranda em Educação PPGE/UFSM.
  • Laila Azize Souto Ahmad Mestre em Educação/UFSM.
  • Cláudia Ribeiro Bellochio Profª Drª Departamento de Metodologia do Ensino MEN/UFSM, Pesquisadora do CNPQ.

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v12i19.345

Palabras clave:

Educação Musical. Formação de professores dos anos iniciais. Ofi cinas de música.

Resumen

Este artigo apresenta uma pesquisa realizada a partir de ofi cinas de educação musical desenvolvidas com professoras dos anos iniciais do ensino fundamental, de duas escolas estaduais:
uma no município de Santa Maria/RS e outra no município São João do Polêsine/RS. As ofi cinas estão vinculadas ao “Programa SOM: Formação, Assessoria e Orientação em Música” da UFSM - que visa proporcionar formação musical e pedagógico-musical para
professores em serviço; e ao grupo de pesquisa Formação, Ação,
Pesquisa em Educação Musical (FAPEM). A pesquisa objetivou
conhecer as repercussões das ofi cinas para as práticas musicais das professoras. Especifi camente, buscou-se identifi car suas concepções acerca da educação musical e conhecer como o trabalho pedagógicomusical está sendo potencializado, ou não, nos seus contextos educativos, posteriormente à realização das ofi cinas. A análise das repercussões ocorreu por meio de um questionário entregue às participantes quatro semanas após as ofi cinas de educação musical, de modo que os resultados foram interpretados e categorizados. Evidenciaram-se algumas modifi cações nas concepções e ações musicais das professoras, as quais passaram a buscar maiores possibilidades de trabalhar a música em seu contexto de docência. Embora parte signifi cativa das professoras tenha tido o entendimento de que a música constitui área do conhecimento, não há uma clareza com relação as suas formas de organização no contexto escolar. Assim, são necessárias outras oportunidades de formação musical e pedagógico-musical para que estas professoras ampliem seus conhecimentos musicais e pedagógico-musicais e potencializem o trabalho com a música, buscando a resignifi cação das práticas musicais.

Publicado

2012-10-10

Cómo citar

Werle, K., Ahmad, L. A. S., & Bellochio, C. R. (2012). A EDUCAÇÃO MUSICAL NA FORMAÇÃO E NAS PRÁTICAS DE PROFESSORAS: REPERCUSSÕES DE OFICINAS MUSICAIS / MUSICAL EDUCATION IN THE TEACHERS’ FORMATION AND PRACTICES: REPERCUSSION OF MUSICAL WORSHOPS. Revista De Ciências Humanas, 12(19), p. 97–116. https://doi.org/10.31512/rch.v12i19.345