A CONSTRUÇÃO DE MAQUETES: UM RECURSO DIDÁTICO NO PROEJA-FIC
Resumo
Este artigo tem como objetivo reconhecer a elaboração de maquetes, como uma importante ferramenta didática, pelos Sujeitos do EJA. A proposta ocorreu na Unidade Curricular de Geografia do PROEJA-FIC em Técnicas de Agricultura Familiar - Ensino Fundamental localizada no município de São Miguel d’Oeste-SC. O embasamento teórico desta pesquisa perpassa por Karl Marx e Frederich Engels, Paulo Freire, Roqué, Mario O. Marques, Milton Santos, Stuart Hall, Helena C. Callai, entre outros. O método aplicado foi o estruturalista, com entrevistas estruturadas, pesquisa documental e entrevista e a técnica de observação assistemática. Na busca de uma propriedade autossustentável dentro da comunidade, a dinâmica tentou despertar um diálogo horizontal empírico, a partir das realidades locais e sua correlação com o estudo dos aspectos físicos e humanos, referentes ao espaço/tempo destes agentes sociais, representando-os, assim, na construção de maquetes.
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Direitos autorais 2016 Revista de Ciências Humanas
(c) Rev. Ciênc. Hum. Educ., Frederico Westphalen - ISSN 1981-9250.
Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar
Prefixo DOI: 10.31512
E-mail: rhumanas@uri.edu.br
* Contagem iniciou em 28/04/2019.