A CONSTRUÇÃO DE MAQUETES: UM RECURSO DIDÁTICO NO PROEJA-FIC

José Fabiano de Paula, Balduino Antonio Andreola

Resumo


Este artigo tem como objetivo reconhecer a elaboração de maquetes, como uma importante ferramenta didática, pelos Sujeitos do EJA. A proposta ocorreu na Unidade Curricular de Geografia do PROEJA-FIC em Técnicas de Agricultura Familiar - Ensino Fundamental localizada no município de São Miguel d’Oeste-SC. O embasamento teórico desta pesquisa perpassa por Karl Marx e Frederich Engels, Paulo Freire, Roqué, Mario O. Marques, Milton Santos, Stuart Hall, Helena C. Callai, entre outros. O método aplicado foi o estruturalista, com entrevistas estruturadas, pesquisa documental e entrevista e a técnica de observação assistemática.  Na busca de uma propriedade autossustentável dentro da comunidade, a dinâmica tentou despertar um diálogo horizontal empírico, a partir das realidades locais e sua correlação com o estudo dos aspectos físicos e humanos, referentes ao espaço/tempo destes agentes sociais, representando-os, assim, na construção de maquetes. 


Palavras-chave


Recurso Didático; Identidade; Comunidade; Maquete; Espaço

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Direitos autorais 2016 Revista de Ciências Humanas




(c) Rev. Ciênc. Hum. Educ., Frederico Westphalen - ISSN 1981-9250.

Qualis/CAPES: B4 - Educação e B3 - Ensino

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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