RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DO ENSINO DA ESTATÍSTICA

Alessandra de Abreu Corrêa, João Bernardes da Rocha Filho

Resumo


Os saberes docentes mobilizados pelos professores de Matemática do Ensino Médio em suas práticas de ensino da Estatística constituíram o objeto dessa pesquisa. Entendeu-se que os estudos acerca da formação docente ou da constituição da docência tendem a secundarizar o papel das práticas dos professores, negligenciando os saberes produzidos. Ao instaurar um campo analítico, a pesquisa pretendeu diagnosticar e compreender os saberes colocados em ação no ensino de conteúdos estatísticos. A análise privilegiou a Análise Textual Discursiva e caracteriza–se como uma abordagem qualitativa, analítica e compreensiva. A partir das respostas de um questionário aplicado a oito professores de Matemática do Ensino Médio das redes pública e privada da cidade de Canela, no Rio Grande do Sul, percebeu-se que os saberes das ciências da educação estão presentes nas práticas docentes sendo a resolução de problemas, um dos eixos organizadores relacionados ao ensino da Estatística no Ensino Médio.


Palavras-chave


Educação Estatística

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(c) Rev. Ciênc. Hum. Educ., Frederico Westphalen - ISSN 1981-9250.

Qualis/CAPES: B4 - Educação e B3 - Ensino

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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