RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DO ENSINO DA ESTATÍSTICA

Autores

  • Alessandra de Abreu Corrêa Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Erechim
  • João Bernardes da Rocha Filho Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - pUCRS

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v16i27.1708

Palavras-chave:

Educação Estatística

Resumo

Os saberes docentes mobilizados pelos professores de Matemática do Ensino Médio em suas práticas de ensino da Estatística constituíram o objeto dessa pesquisa. Entendeu-se que os estudos acerca da formação docente ou da constituição da docência tendem a secundarizar o papel das práticas dos professores, negligenciando os saberes produzidos. Ao instaurar um campo analítico, a pesquisa pretendeu diagnosticar e compreender os saberes colocados em ação no ensino de conteúdos estatísticos. A análise privilegiou a Análise Textual Discursiva e caracteriza–se como uma abordagem qualitativa, analítica e compreensiva. A partir das respostas de um questionário aplicado a oito professores de Matemática do Ensino Médio das redes pública e privada da cidade de Canela, no Rio Grande do Sul, percebeu-se que os saberes das ciências da educação estão presentes nas práticas docentes sendo a resolução de problemas, um dos eixos organizadores relacionados ao ensino da Estatística no Ensino Médio.

Biografia do Autor

Alessandra de Abreu Corrêa, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Erechim

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS. Professora do Departamento de Ciências Exatas e da Terra da URI, Campus Erechim. E-mail: aleacorrea@yahoo.com.br

João Bernardes da Rocha Filho, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - pUCRS

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da PUCRS. E-mail: jbrfilho@pucrs.br

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Publicado

2015-08-31

Como Citar

Corrêa, A. de A., & Rocha Filho, J. B. da. (2015). RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DO ENSINO DA ESTATÍSTICA. Revista De Ciências Humanas, 16(27), 146–159. https://doi.org/10.31512/rch.v16i27.1708