Educação de Jovens e Adultos no Paraná: Limites e Retrocessos

Eliane Cleide da Silva Czernisz, Aline Arantes Nascimento

Resumo


O texto objetiva discutir a Educação de Jovens e Adultos (EJA) diante das atuais políticas educacionais em curso no cenário nacional e das ações encaminhadas pelo governo do Paraná. A análise se desenvolve com base em pesquisa bibliográfica, estudo da legislação educacional e de documentos do governo do Paraná. O ponto de partida é o questionamento sobre o fechamento de turmas de EJA no Estado. Inicia, abordando as fun~ções atribuídas à EJA e destaca as propostas do Plano nacional de Educação (PNE) sancionado em 2014. Comenta as ações encaminhadas pelo governo do paraná em relação à EJA, apresentando redução do número de alunos no período de 2011 a 2015. Como resultados, verifica que a EJA não tem sido priorizada no Paraná como política pública educacional necessária àqueles que ainda carecem de acesso à educação básica. Também constata que as políticas empreendidas, contrariamente à defesa e garantia do direito à educação, t~em se apresentado como forma de negação da cidadania e implementação do atraso educacional.

Palavras-chave


Políticas Educacionais. EJA. Paraná.

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Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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