Educação de Jovens e Adultos no Paraná: Limites e Retrocessos

Autores/as

  • Eliane Cleide da Silva Czernisz Universidade Estadual de Londrina
  • Aline Arantes Nascimento Universidade Estadual de Londrina - PR

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v16i26.1677

Palabras clave:

Políticas Educacionais. EJA. Paraná.

Resumen

O texto objetiva discutir a Educação de Jovens e Adultos (EJA) diante das atuais políticas educacionais em curso no cenário nacional e das ações encaminhadas pelo governo do Paraná. A análise se desenvolve com base em pesquisa bibliográfica, estudo da legislação educacional e de documentos do governo do Paraná. O ponto de partida é o questionamento sobre o fechamento de turmas de EJA no Estado. Inicia, abordando as fun~ções atribuídas à EJA e destaca as propostas do Plano nacional de Educação (PNE) sancionado em 2014. Comenta as ações encaminhadas pelo governo do paraná em relação à EJA, apresentando redução do número de alunos no período de 2011 a 2015. Como resultados, verifica que a EJA não tem sido priorizada no Paraná como política pública educacional necessária àqueles que ainda carecem de acesso à educação básica. Também constata que as políticas empreendidas, contrariamente à defesa e garantia do direito à educação, t~em se apresentado como forma de negação da cidadania e implementação do atraso educacional.

Biografía del autor/a

Eliane Cleide da Silva Czernisz, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação. Professora da Universidade Estadual de Londrina - PR no Curso de Pedagogia e no Programa de Mestrado em Educação - Núcleo Políticas Educacionais.

Aline Arantes Nascimento, Universidade Estadual de Londrina - PR

Aluna do Curso de Pedagogia. Bolsista de INiciação Cinetífica CNPq.

Citas

REFERÊNCIAS

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Publicado

2015-05-21

Cómo citar

Czernisz, E. C. da S., & Nascimento, A. A. (2015). Educação de Jovens e Adultos no Paraná: Limites e Retrocessos. Revista De Ciências Humanas, 16(26), 41–54. https://doi.org/10.31512/rch.v16i26.1677