AS PRODUÇÕES ACADÊMICAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Sonia Lopes Victor Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo.

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v13i21.667

Palavras-chave:

Formação. Inclusão. Educação especial. Produção acadêmica.

Resumo

Nossos interesses de investigação manifestam-se nesse
contexto de educação inclusiva e têm origem na urgência de propostas/
diretrizes que possam contribuir com as refl exões e ações pedagógicas
para a permanência da criança, sujeito da educação especial, na
escola regular, nos diferentes níveis de ensino. Nesse sentido, este
artigo traz a análise de produções acadêmicas que tiveram a escola
de educação infantil e as crianças, sujeitos da educação especial,
como campo e sujeitos de investigação, respectivamente, tendo
em vista seus processos de inclusão, pois entendemos que somente
associando a descrição densa dos diferentes contextos de educação
infantil a análise dos processos de inclusão é que teremos condições
de compreender o atual momento da educação especial brasileira,
especifi camente, no que se refere à formação de professores na
perspectiva da educação inclusiva.

 

THE ACADEMIC PRODUCTIONS IN SPECIAL EDUCATION IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION: ANALYSIS OF TEACHER FORMATION


ABSTRACT: Our research interests are manifested in the context
of inclusive education and come from the urgency of proposals /
guidelines which may contribute to the discussions and educational
activities for the residence of the child, subject of special education
in regular schools, at all levels education. Accordingly, this article
presents an analysis of academic who had the preschool and school
children, subjects of special education, as a fi eld of research and
subjects, respectively, in view of its inclusion processes, because
we believe that only associating thick description of the different
contexts of early childhood education to the analysis of processes
of inclusion and that we will be able to understand the current state
of special education in Brazil, specifi cally, with regard to teacher
training in the context of inclusive education.


Keywords: Education. Inclusion. Special Education. Academic
Production.

Downloads

Publicado

2013-03-15

Como Citar

Victor, S. L. (2013). AS PRODUÇÕES ACADÊMICAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista De Ciências Humanas, 13(21), p. 79–97. https://doi.org/10.31512/rch.v13i21.667