EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL
PANORAMA EDUCACIONAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL NO GRANDE ABC PAULISTA EM 2023
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.02.50-65Palavras-chave:
Educação Integral, Tempo integral, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Grande ABC PaulistaResumo
A Educação Integral em Tempo Integral tem sido adotada como uma estratégia para ampliar o direito à educação, e reduzir as desigualdades sociais, especialmente em regiões de vulnerabilidade. No entanto, a efetividade dessa política pode variar de acordo com a gestão pública, infraestrutura escolar e envolvimento da comunidade. Diante disso, o presente estudo apresentou um panorama educacional referente à matrículas em Tempo Integral das etapas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, no Estado de São Paulo, região do Grande ABC Paulista, com intuito de problematizar e refletir sobre os desafios de implementação da Educação Integral em Tempo Integral nesta localidade. A revisão de literatura fundamentou-se em autores como Arroyo (2012) e Moll (2010), que discutem a Educação Integral como direito e sua relação com a formação do sujeito ao longo da vida. Além disso, políticas nacionais, como o Programa Mais Educação e as diretrizes do Ministério da Educação, foram consultadas para compreender o contexto dessa implementação. Para fomentar as problematizações levantadas, a pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa e quantitativa, com método comparativo, tendo o Censo Escolar 2023, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), como fonte para a coleta de dados. Os resultados preliminares indicam que embora exista o reconhecimento sobre a importância da Educação Integral, principalmente no que tange as questões de vulnerabilidade social, a região do Grande ABC Paulista, ainda precisa ampliar suas matrículas.
Downloads
Publicado
Versões
- 2026-01-08 (2)
- 2025-09-05 (1)
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Ciências Humanas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.