CIDADES QUE EDUCAM E TRANSFORMAM

PRINCÍPIOS FUNDANTES DA GESTÃO À CONSTRUÇÃO DE TERRITÓRIOS EDUCATIVOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.03.126-141

Resumo

O presente estudo objetiva abordar os princípios fundantes para uma gestão da educação, na construção de cidades que educam e transformam, sob à luz da Cátedra da UNESCO Rede UNITWIN. O estudo se justifica considerando que o conceito de “cidades que educam” representa uma expansão dos espaços educativos tradicionalmente escolares, integrando também movimentos educacionais que possibilitam o acesso e a participação dos diferentes sujeitos da sociedade. Vale ressaltar que os territórios da escola ganham novos significados e ultrapassam os muros institucionais para uma intervenção efetiva nas diversas comunidades em que se encontram. Parte-se de uma abordagem qualitativa e bibliográfica, articulando referenciais teóricos que abordam marcos conceituais da gestão na educação. A problemática do estudo está fundamentada no papel educativo das cidades, cuja intencionalidade possibilita a participação de cidadãos de diferentes faixas etárias e gerações. Na sua base teórica, as Cartas das Cidades Educadoras (AICE, 1994; 2020) defendem a reinvenção do papel da educação na cidade, compreendendo-a como algo muito além de um conjunto de espaços ocupados por pessoas, suas moradias e edificações. Os resultados apontam que os princípios desta gestão estão presentes em abordagens educacionais interacionistas e significativas, capazes de promover novas experiências para a sociedade. Na gestão, temos quatro princípios fundantes: a constituição de currículo da cidade; o mapeamento da escola e as interfaces com o seu entorno; a proposição didática baseada nas relações intergeracionais e a escola com o futuro. São estes princípios que poderão fortalecer a gestão para a construção de cidades que educam e transformam.

Biografia do Autor

Elisabete Cerutti, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Possui Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2004) e graduação em Pedagogia pela URI (2001). É professora titular na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, na qual atua na graduação desde 2006 e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) desde 2015. Também é membro do Conselho de Câmpus e do Conselho Universitário da URI. Lidera o Grupo de Pesquisa em Educação e Tecnologias (GPET/URI) e integra os Grupos de Pesquisa ARGOS da PUC/RS. Em 2022, foi indicada para a Cátedra UNESCO “Cidades que educam e transformam”. Foi Diretora Acadêmica da URI/Câmpus Frederico Westphalen nas gestões de 2014 a 2018 e de 2018 a 2022; desde janeiro de 2023, exerce a função de Diretora Geral. E-mail: beticerutti@uri.edu.br.

Marili Moreira da Silva Vieira, Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

Possui Pós-Doutorado pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Doutorado e Mestrado em Educação (PUC/SP) e graduação em Pedagogia (PUC/SP). Atualmente, é professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura (PPGEAHC) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares sobre Currículo e Sociedade (GEICS). Membro do grupo de pesquisa CEPID da PUC/SP e da Cátedra UNESCO “Cidades que educam e transformam”. Atuou como Pró-Reitora de Graduação e Assuntos Acadêmicos na UPM e tem experiência na Educação Básica, além de atuação na elaboração de livros didáticos e projetos pedagógicos. Pesquisa temas como formação de professores, currículo e gestão pedagógica. E-mail: marili.vieira@mackenzie.br.

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Publicado

2024-12-27

Como Citar

Cerutti, E., & Moreira da Silva Vieira, M. (2024). CIDADES QUE EDUCAM E TRANSFORMAM: PRINCÍPIOS FUNDANTES DA GESTÃO À CONSTRUÇÃO DE TERRITÓRIOS EDUCATIVOS. Revista De Ciências Humanas, 25(3), 126–141. https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.03.126-141