TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA ATIVIDADE EXPERIMENTAL PROBLEMATIZADA (AEP)
APROXIMAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS VOLTADAS AO ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.03.198-218Palavras-chave:
Ensino de Química, tipos de conhecimento, experimentação, indicadores de avaliação.Resumo
Este artigo tem como objetivo investigar os desdobramentos da integração entre a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) e a experimentação no Ensino de Ciências, a partir da metodologia da Atividade Experimental Problematizada (AEP). Assim, o problema da pesquisa, de natureza teórica, consistiu em compreender os meios pelos quais a integração entre a TAS e a AEP é capaz de qualificar o processo de aprendizagem dos alunos e promover uma compreensão mais profunda e significativa de temáticas de ordem científica. Nessa articulação, dados os compromissos da pesquisa, se propõem indicadores de avaliação articulados aos conhecimentos de tipologia conceitual, procedimental e atitudinal. Como exemplificação, é proposta uma AEP, no âmbito do Ensino de Química, em suas dimensões teórica e proposta de mediação. A expectativa é a de que essa interface fomente uma abordagem de ensino experimental comprometida com princípios da aprendizagem, ao levar os sujeitos a espaços tempo nos quais lhes são demandadas ações vinculadas a múltiplas habilidades, tais como a observação reflexiva, a argumentação e a sistematização.
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