“ISSO É FAKE, PROFESSORA!”: DISCURSO, RELAÇÕES DE GÊNERO E EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.02.49-74

Palavras-chave:

gênero, educação, feminismos, mulheres na ciência, discursos.

Resumo

O propósito do texto é analisar as relações entre discurso, relações de gênero e os processos educativos dos sujeitos. A frase “Isso é fake, professora!”, que foi pronunciada por um menino de 10 anos durante uma aula da educação básica, como reação às imagens de mulheres cientistas, será tomada como elemento mobilizador para conduzir as problematizações. Essas problematizações são entendidas como uma metodologia de análise, de inspiração foucaultiana, que significa dar um passo atrás e transformar em problema o que comumente não é tido como tal. A fala marcada pelo sexismo foi proferida em confronto à imagem de Hedy Lamarr, cientista responsável pela tecnologia do wi-fi. Recorremos à análise do discurso na perspectiva pós-estruturalista de inspiração foucaultiana, para problematizar a construção sociocultural sobre o lugar da mulher. Cientes de que o gênero é relacional, a construção do sujeito masculino que profere esse discurso fará parte da discussão.

Biografia do Autor

Thatiane Oliveira do Nascimento, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutoranda em Educação - UFJF . Mestra em Formação de Professores - UEPB. Pedagoga, graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia, com habilitação em pela Supervisão e Orientação escolar, pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

Anderson Ferrari, Universidade Federal de Juiz de Fora

Gênero e Educação

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Publicado

2024-08-07

Como Citar

Nascimento, T. O. do, & Ferrari, A. (2024). “ISSO É FAKE, PROFESSORA!”: DISCURSO, RELAÇÕES DE GÊNERO E EDUCAÇÃO. Revista De Ciências Humanas, 25(2), 49–74. https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.02.49-74