QUESTÕES DE GÊNERO E A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER EM PERIÓDICOS DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2023.24.03.87-112

Palavras-chave:

violência doméstica contra a mulher, ensino de Ciências, gênero feminino, ciência-tecnologia-sociedade.

Resumo

Por muito tempo a violência doméstica contra a mulher fora legitimada por dogmas religiosos, por ideologias políticas e patriarcais, fazendo parte da história de muitas famílias mundo afora. Nesse sentido, investigamos: O que pesquisas publicadas em periódicos da área de Ensino de Ciências discutem sobre as questões de gênero e Violência doméstica contra a mulher? Objetivamos verificar se existiam pesquisas que investigaram Violência doméstica contra a mulher, considerando o contexto da sala de aula, em que são desenvolvidas as práticas educativas no Ensino de Ciências da Educação Básica e sua inter-relação com a Educação CTS/PLACTS. Analisar, por meio de revisão bibliográfica, pesquisas que apontavam Violência doméstica contra a mulher e questões de gênero em periódicos da área de Ensino de Ciências. Averiguar em documentos educacionais curriculares a presença da indicação da problematização da violência doméstica contra a mulher. O corpus de análise foi composto pelas edições da Revista da Associação Brasileira de Ensino de Biologia, da Revista Brasileira de Ensino de Física e da Revista Virtual de Química. É uma pesquisa qualitativa, do tipo ensaio teórico. Na busca, não encontramos artigos que discutiam explicitamente a violência doméstica contra a mulher e sim trabalhos que mencionavam brevemente o tema ao longo de suas escritas. Desse modo, resultados como os encontrados podem demonstrar que ainda há poucos estudos relacionados à violência doméstica contra a mulher, em especial, no ensino de ciências.

Biografia do Autor

Letícia Barbieri Martins, Universidade Federal da Fronteira Sul

Graduada em Física- Licenciatura pela Universidade Federal da Fronteira Sul, mestranda bolsista do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências na mesma Instituição. Participa dos Ciclos Formativos em Ensino de Ciências e Matemática, projeto de extensão do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM/UFFS).

Rosemar Ayres dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul

Licenciada em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Mestra em Educação e Doutora em Educação na linha de pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas pela UFSM. Atualmente é Professora Adjunta IV na área de Ensino de Física e Ciências; professora, orientadora e coordenadora da Linha de pesquisa 1 no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC), na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, RS. Coordenadora de Estágios, integrante do NDE e Colegiado do Curso de Física. Editora de Seção de Ensino de Física da Revista Insignare Scientia (RIS). Integra os Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM) e Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas Educacionais e Práticas Pedagógicas (GEPPEPP), vinculados à UFFS. Coordena o Programa Residência Pedagógica, subprojeto Biologia, Física e Química. É colaboradora no PET Ciências. Coordena e orienta pesquisas. Atua na área de Educação em Ciências/Física, com ênfase em Currículo, Abordagem Temática, Movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), Pensamento Latino-Americano em Ciência-Tecnologia-Sociedade (PLACTS), Formação de Professores e Práticas Pedagógicas.

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-12-23

Como Citar

Martins, L. B., & Santos, R. A. dos. (2023). QUESTÕES DE GÊNERO E A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER EM PERIÓDICOS DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista De Ciências Humanas, 24(3), 87–112. https://doi.org/10.31512/19819250.2023.24.03.87-112