PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR E A PANDEMIA DA COVID-19: DESAFIOS, RESSIGNIFICAÇÃO E APRENDIZADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.01.224-245

Palavras-chave:

ensino remoto, pandemia, prática docente, ressignificação do trabalho.

Resumo

A pandemia causada pela Covid-19 trouxe várias mudanças na sociedade, e na educação foram necessárias uma reorganização do processo de ensino com adoção do ensino remoto emergencial. Neste processo os professores precisaram adquirir novas habilidades para a adaptação de sua prática pedagógica à nova realidade de sala de aula por meio do uso das tecnologias. Para tanto, enfrentaram desafios, e foi necessário ressignificar as práticas gerando novos aprendizados e saberes. Este artigo tem como objetivo refletir sobre os desafios, as mudanças e ressignificação da prática docente assim como os aprendizados adquiridos durante a pandemia da Covid-19. Trata-se de uma revisão de literatura, de natureza qualitativa, que envolve as transformações pedagógica no cenário educacional no qual o mundo escreveu uma nova história, a partir da pandemia do Covid-19. O referencial teórico baseou-se nos pressupostos de Edgar Morin e Boaventura de Sousa Santos. Os desafios enfrentados pelos professores foram o isolamento e distanciamento social, o uso das tecnologias para ministrar aulas, a falta de acesso à internet pelos alunos, as desigualdades sociais, a sobrecarga de trabalho, incertezas, medos, perdas e adoecimento mental. Além da falta de estrutura por parte das escolas e incipiências de políticas educacionais para a formação continuada. Todavia os desafios foram marcados por descobertas, adaptações e ressignificações da pratica docente por meio do uso das ferramentas tecnológicas. Reitera-se a importância da parceria entre escolas, professores e família, as quais foram imprescindíveis à continuidade do processo de ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

Eliane Lima Borges de Medeiros, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões (URI)

Mestranda em Educação Pelo Programa de Pós Graduação em Educação da URI Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul email elianelborgesm@gmail.com

Marines Aires, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões (URI)

Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGENF/UFRGS). Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Educação, da URI/FW(PPGEDU). Pós-doutora em Educação - PPGEDU/URI. E-mail: maires@uri.edu.br

Arnaldo Nogaro, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões (URI)

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Mestrado em Antropologia Filosófica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991) e graduação em Filosofia pela Faculdade Filosofia Imaculada Conceição (1987). Professor do Programa de Pós Graduação em Educação da URI. Rio Grande do Sul. email arnaldo@uri.edu.br

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2024-04-30

Como Citar

Medeiros, E. L. B. de, Aires, M., & Nogaro, A. (2024). PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR E A PANDEMIA DA COVID-19: DESAFIOS, RESSIGNIFICAÇÃO E APRENDIZADO. Revista De Ciências Humanas, 25(1), 224–245. https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.01.224-245