APRENDIZAGEM DA ADIÇÃO COM JOGOS: PRÁTICAS EDUCATIVAS LÚDICAS PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE

Autores

  • Silvana Duarte Pereira Acadêmica de mestrado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, campus de Foz do Iguaçu-PR, Programa de Pós-gradução em Ensino (PPGEn). https://orcid.org/0009-0000-9061-242X
  • Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus Docente no curso de Licenciautra em Matemática e no Programa de Pós-graduação em Ensino- mestrado (PPGEn) na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, campus de Foz do Iguaçu-PR. https://orcid.org/0000-0001-8457-2871

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.01.151-168

Palavras-chave:

necessidades educacionais específicas, ensino da Matemática, TDAH, recursos didáticos, formação de professores.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar algumas práticas educativas para oportunizar processos de aprendizagem da adição para crianças entre 3 a 7 anos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade. As práticas foram elaboradas e articuladas em uma proposta pedagógica, a qual considerou saberes e conhecimentos docentes, com ações lúdicas ligadas a jogos. Com vistas a um trabalho adequado e eficaz desse aprendizado, abordou-se, ainda, discutir sobre o aprendizado da adição na educação infantil e a relevância do lúdico nesse trabalho tendo por orientações documentos e estudos científicos que expõem sobre a temática, almejando-se, assim, refletir acerca das experiências com recursos manipulativos na dinâmica do aprender a Matemática. Espera-se, com isso, mobilizar a disseminação de outras propostas que explorem e acolham as necessidades educacionais específicas das crianças com transtornos de desenvolvimento, perante a inserção de uma prática diferenciada que compreenda o trabalho do protagonismo delas, em seu processo de aprendizagem e no planejamento docente.

Biografia do Autor

Silvana Duarte Pereira, Acadêmica de mestrado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, campus de Foz do Iguaçu-PR, Programa de Pós-gradução em Ensino (PPGEn).

Possui graduação em Pedagogia e cursa mestrado em Ensino, UNIOESTE - Campus Foz do Iguaçu (2023 - atual).

Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus, Docente no curso de Licenciautra em Matemática e no Programa de Pós-graduação em Ensino- mestrado (PPGEn) na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, campus de Foz do Iguaçu-PR.

Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação Ciências e Educação Matemática, linha Educação Matemática - PPGECEM (2019 - 2022). É professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - campus Foz do Iguaçu - Pr, no Curso de Bacharelado em Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEn). 

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

Pereira, S. D., & Klaus, V. L. C. de A. (2024). APRENDIZAGEM DA ADIÇÃO COM JOGOS: PRÁTICAS EDUCATIVAS LÚDICAS PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE. Revista De Ciências Humanas, 25(1), 151–168. https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.01.151-168