TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO E AS FORMAÇÕES CONTINUADAS OFERTADAS PARA SEU USO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2023.24.02.187-203Palavras-chave:
tecnologias educacionais, formação continuada, prática pedagógica.Resumo
O presente texto propõe-se a abordar a formação de professores e professoras no âmbito nacional e especificamente no estado de Mato Grosso, frente às novas tecnologias educacionais, contemplando o conceito de metodologias ativas. Para tanto, trata-se de um estudo bibliográfico baseado em teóricos tais como: Moran (2014), Paulo Freire (1996), Tardif (2012) e outros, e também nos documentos orientativos e normativos como PCNs e BNCC. O texto traz uma reflexão sobre a introdução das tecnologias na escola e a necessidade da formação continuada dos docentes diante deste novo cenário, também discorre sobre como está acontecendo a formação docente no Estado de Mato Grosso em relação ao uso de tecnologias na sala e aula, bem como apresenta os investimentos tecnológicos que a Secretaria de Educação tem definido para sua rede escolar. Assim, conclui-se que o uso de tecnologias em sala de aula é necessário, principalmente no momento atual, não sendo possível ignorar essas ferramentas no fazer pedagógico, mas é urgente também a formação continuada do professor e professora em tecnologias e mídias educacionais. Os educadores/as precisam saber, conhecer e empregar tecnologias e mídias educacionais como um suporte às suas aulas fazendo uso reflexivo delas.
Referências
ALCÂNTARA, S; LIMA, M. C. P. O (im) possível do educar na cibercultura: reflexões psicanalíticas sobre educação, tecnologia e os desafios da docência na contemporaneidade. SCIAS-Educação, Comunicação e Tecnologia, v. 1, n. 1, p. 2-23, 2019.
ALCICI, S. A. R. Tecnologia na escola: abordagem pedagógica e abordagem técnica. São Paulo: Cengage Learning, 2014.
ALMEIDA, L. H. de; MOLL, J. Aproximações entre Educação Integral e Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Rev. Ciências. Humanas, v. 19, n. 2, p. 118-142, 2018.
ALMEIDA, M. E. B. de. Tecnologia e educação a distância: abordagens e contribuições dos ambientes digitais e interativos de aprendizagem. In: Reunião Anual da Anped, v. 26, 2003.
ASSUMPÇÃO, Cristiana Mattos. O público infantil e juvenil e a EAD. In: LITTO, Fredrich Michael. FORMIGA, Marcos (orgs). Educação a distância: o estado da arte, vol.2. 2.ed. São Paulo: Pearson Education Brasil, 2012.
BARRETO, R. G. Tecnologia e educação: trabalho e formação docente. Educação & Sociedade, v. 25, n. 89, p. 1181-1201, 2004.
BIANCHI, P; PIRES, G. de. L. Possibilidades para o ensino-aprendizagem com TICs na Educação Física escolar: uma experiência com blogs. Cadernos de Formação RBCE, v. 1, n. 2, p. 45-55, 2010.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais Ensino Médio. Brasília: MEC, 2000. Disponível em htttp://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf. Acessado em 15 de abr.2023. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília,
MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso: 16 abr. 2023.
CAMILLO, C. M; MEDEIROS, L. M. Educação do campo e suas práticas educativas: a tecnologia em prol da formação de professores. In: Simpósio de Tecnologias e Educação a Distância no Ensino Superior, 2018.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede – a era da informação: economia, sociedade e cultura; v. 1. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
COSTA J. R; LEMES, H. Tempos digitais: ensinando e aprendendo com tecnologia. Rondônia: EDUFRO, 2012.
D’AUREA-TARDELI, Denise. O cotidiano da escola: as novas demandas educacionais. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
DIAS, G. A; CAVALCANTI, R. de. A. As tecnologias da informação e suas implicações para a educação escolar: uma conexão em sala de aula. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, v. 1, ed. especial, p. 160-167, 2016.
FREITAS, Maria Teresa de Assunção. Janela sobre a utopia: computador e internet a partir do olhar da abordagem histórico-cultural. In: 32ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação, 2009, Caxambu. Anais. Caxambu: ANPEd, 2009. p. 1-14. Disponível em: ttp://32reuniao.anped.org.br/arquivos/trabalhos/GT16-5857--Int.pdf. Acesso em 18 abril. 2023.
FONSECA, V. Z. da; QUEIROZ, F. A. P. de. A Educação na contemporaneidade: contribuições da tecnologia digital para a inclusão das pessoas com deficiência auditiva. Revista Evidência, v. 14, n. 14, p. 93-101, 2018.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREITAS, E. F. V. et al. A tecnologia na educação. In: III Seminário Científico da FACIG, 2017.
FREITAS, M. A. de. Tecnologia na educação. Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia. Universidade Anhanguera. Osasco, 2018.
GIRAFFA, Lucia M. Jornada nas Escol@s: A nova geração de professores e alunos. In:
tecnologias, sociedade e conhecimento. Unicamp vol. 1, n. 1, nov/2013. Disponível em:
http://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/8701/2/Jornada_nas_Escol_s_A_nova_geracao_de_professores_e_alunos.pdf. Acesso em: 20 abr. 2023.
GIRAFFA, Lucia M; MORAES, Márcia C; MACHADO, Michelle Jordão. Cenários atuais das tecnologias digitais na educação básica. In: Tecnologias e educação: perspectivas para gestão, conhecimento e prática docente. Lúcio Gomes Dantas, Michelle Jordão Machado (orgs). – 1. Ed. – São Paulo: FDT, 2014.
GIRAFFA, Lucia M; MARTINS, João L. da Silva, MURARO, Marcos Francisco. Bo@s
Idei@s: repositório de boas práticas. In: Nuevas Ideas en Informática Educativa TISE
Disponível em: www.tise.cl/volumen9/TISE2013/360-368.pdf. Acesso em: 22 abril 2023.
MARCUSCHI, L. A. “Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital.” In: & XAVIER, A. C. (Orgs.) Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004, p. 13-67.
MORAN, José, Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologia audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, José, Manuel. MASSETO, Marcos T. BEHRENS, Marilda
Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 12ª Ed. Campinas, SP: Papirus. 2006
MORAN, José Manuel. Ensino e Aprendizagem Inovadores com Apoio de Tecnologias.
In: MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T; BEHRENS, Maria Aparecida. Novas
tecnologias e mediação pedagógica. 21ª Ed. Red. e atual. - Campinas: Papirus, 2014.
MORAN, José, Mudando a Educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II Carlos Alberto de Souza e Ofelia Elisa Torres Morales (orgs.). PG: Foca FotoPROEX/UEPG, 2015.
MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Revista Diálogo
Educacional, Curitiba, v. 4, n. 12, p. 13-21, maio/ago. 2004. Acesso em: 02 nov. 2017.
PEIXOTO, J; ARAÚJO, C. H. dos. S. Tecnologia e educação: algumas considerações sobre o discurso pedagógico contemporâneo. Educ. Soc, v. 33, n. 118, p. 253-268, 2012.
PEREIRA, P. V. A. O uso da tecnologia na educação infantil: contribuições e implicações pedagógicas. Trabalho de Conclusão de Curso em Mídias na Educação – Universidade Federal de São João Del-Rei. São Paulo, 2019.
PINTO, A. M. As novas tecnologias e a educação. Anped Sul, v. 6, p. 1-7, 2004.
PRENSKY, Marc.Digital natives, digital immigrants part 1.On the horizon, v. 9, n.5, p. 1
, 2001. Tradução de Roberta de Moraes Jesus de Souza. 2001.
SILVA, R. B. da. Linguagem, tecnologia e educação. São Paulo: Editora Peirópolis, 2010.
SILVA, A. C. da. Educação e tecnologia: entre o discurso e a prática. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., v. 19, n. 72, p. 527-554, 2011.
SOARES-LEITE, W. S; NASCIMENTO-RIBEIRO, C. A. do. A inclusão das TICs na educação brasileira: problemas e desafios. Magis. Revista Internacional de Investigación en Educación, v. 5, n. 10, p. 173-187, 2012.
SOUZA, V. V. de; PEREIRA, E. C; MACHADO, C. C. A presença da tecnologia na Educação do Campo: mapeamento da produção científica nacional dos últimos cinco anos. Rev. Bras. Educ. Camp., v. 3, n. 1, p. 245-259, 2018.
TAKAHASHI, T. Inclusão social e TICs. Inclusão Social, v. 1, n. 1, p. 56-59, 2005.
TORI, R. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: Editora SENAC, 2010.
TOSCHI, M. S. Tecnologia e educação: contribuições para o Tecnologia e educação: contribuições para o ensino. Série Estudos, n. 9, p. 35-42, 2005.
VIEIRA, Rosangela Souza. O papel das tecnologias da informação e comunicação na educação: um estudo sobre a percepção do professor/aluno. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, Univasf, v. 10, 2011, p.66-72.
ZANATTA, Beatriz Aparecida; BRITO; Maria Aparecida Candine de. Mediação pedagógica com uso das tecnologias digitais na educação. Educativa. Goiânia, v. 18, n. 1, jan./jun. 2015. Acesso em 21 de abril.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.