GAMIFICAÇÃO E APRENDIZAGEM: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA À EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2023.24.02.86-101Palavras-chave:
aprendizagem, gamificação, Inteligência Artificial.Resumo
Nos dias atuais, cada vez mais, a Inteligência Artificial (IA) está imersa no contexto educacional, seja através de aplicativos para smartphones, seja por meio de plataformas voltadas ao ensino e aprendizagem. Com isso, temos acesso a um extenso instrumental que utiliza conceitos como gamificação, Big Data, algoritmos de análise, dentre outros, com intenções claras de personalizar o ensino e a aprendizagem em diferentes disciplinas da matriz curricular da Educação Básica e até mesmo do Ensino Superior. Esta investigação, articulada a partir de revisão bibliográfica, tem como objetivo geral “refletir acerca da gamificação e da aprendizagem tendo como eixo a IA”. Já os objetivos específicos estão focados em: (i) observar o surgimento da IA enquanto campo de pesquisa; (ii) elencar os conceitos inseridos no contexto da aprendizagem personalizada; (iii) apontar algumas ferramentas e experiências de aprendizagem utilizadas no ensino personalizado. Ressaltamos que estamos pautadas em alguns autores, entre eles Russell e Norvig (2021), Luger (2013), Costa (2023), Morais et al. (2018) e Ota et al. (2019) que refletem sobre o surgimento da IA enquanto campo de pesquisa, observando a influência de diversas áreas do conhecimento, inclusive da filosofia, com suas tradições empirista e racionalista. Também abordamos conceitos como “explicação associativa do conhecimento” e “redes semânticas”, os quais formam a base epistemológica dos sistemas em IA. Em relação à aprendizagem personalizada, apresentamos conceitos como aprendizagem individualizada, aprendizagem diferenciada, aprendizagem personalizada e ensino adaptativo. Tais terminologias surgem em nossas reflexões porque estão inseridas no contexto das plataformas adaptativas digitais. Finalizamos a pesquisa apontando algumas ferramentas e experiências voltadas para o ensino personalizado e que foram adotadas em diferentes níveis de ensino.
Referências
COSTA, D. Plataformas adaptativas e o ensino personalizado. Florida, EUA: Must University, 2022. Disponível em: http://gg.gg/13p8h6. Acesso em: 13 de abril de 2023.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.
LARMAN, C. Utilizando UML e padrões [recurso eletrônico]: uma introdução à análise de projeto orientados a objetos e ao desenvolvimento interativo. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2007.
LUGER, G. F. Inteligência Artificial. 6. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.
MORAIS, I. S. de [et al.]. Introdução a Big Data e Internet das Coisas (IoT). Porto Alegre: SAGAH, 2018.
MUHLBEIER, A. R. K.; MOZZAQUATRO, P. M. Estilos e estratégias de aprendizagem personalizadas a alunos das modalidades presenciais e a distância. CINTED-UFRGS, v. 9, n. 1, p. 1-11, jul./2011.
O que é um chatbot? ORACLE BRASIL, 2023. Disponível em: https://www.oracle.com/br/chatbots/what-is-a-chatbot/. Acesso em: 27 de abril de 2023.
OTA, M. A. [et al]. Aprendizagem adaptativa online: uma experiência usando trilhas e Chatbot para desenvolver competências básicas em Língua Portuguesa e Matemática para o Ensino Superior. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 10, n. 4, p. 56-69, 2019.
Redes Semânticas. IBM, 2023. Disponível em: http://gg.gg/13p8hc. Acesso em: 10 de abril de 2023.
RUSSELL, S.; NORVIG, P. Inteligência artificial. Rio de Janeiro: Grupo GEN, 2021.
SOARES, J. A. O uso da plataforma adaptativa Educacross como potencializadora no processo de ensino-aprendizagem. In: COSTA, D.; MARTINS G. [orgs.]. Plataformas adaptativas educacionais: a aprendizagem personalizada na Cultura Digital. Curitiba, PR: Letra e Forma Editora e Consultoria Educacional, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.