AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CRONOTOPO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: PERCEPÇÕES DE TUTORES DE UM INSTITUTO FEDERAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2023.24.01.102-118

Palavras-chave:

Avaliação da Aprendizagem. Ensino Remoto Emergencial (ERE). Tutoria. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC).

Resumo

Este artigo define por objetivo analisar percepções de tutores do curso de especialização em Docência na Educação Profissional, em um Instituto Federal, acerca da avaliação da aprendizagem dos discentes no cronotopo do ensino remoto emergencial (ERE). Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso em que o corpus é constituído das respostas a um survey. Os resultados do estudo indicam que os tutores utilizaram diversos instrumentos avaliativos, tais como: fóruns, provas dissertativas e seminários. Os dados demonstram que eles perceberam desempenho aquém do esperado e não consideram ser possível realizar avaliação criteriosa dos discentes no ensino remoto emergencial.

Biografia do Autor

Bertha Carolina Neves Valente, Instituto Federal de Alagoas

Especialista em Docência na Educação Profissional pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifac).

Nádson Araújo dos Santos, Universidade Federal do Acre

Doutor em Educação (Ufal). Professor Adjunto do Centro de Educação, Letras e Artes (Cela) da Universidade Federal do Acre (Ufac) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) na mesma instituição. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Linguagem (Gepel).

Referências

ARAÚJO, Zilda Tizziana Santos de.; CAVALCANTI, Ágata Laisa Laremberg Alves.; PÁDUA, Carlos Alberto Lima de Oliveira.; FRANÇA-CARVALHO, Antônia Dalva. Ensino remoto e avaliação da aprendizagem: estratégias adotadas por professores da rede de ensino da educação básica no Piauí. VII Congresso Nacional de Educação – CONEDU, 2020.

BARBOSA, André Machado; VIEGAS, Marco Antônio Serra.; BATISTA, Regina Lúcia Napolitano Felício Felix. Aulas presenciais em tempos de pandemia: relatos de experiências de professores do nível superior sobre as aulas remotas. Rev. Augustus, v. 25, n. 51, p. 255-280, jul./out. 2020.

BARDIN. Laurence. Análise do conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. Brasília, 1996.

BRASIL (b). Portaria nº 343, de 17 de março de 2020 que dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Ministério da Educação - MEC. Disponível em:

<https://www.mec.gov.br/> Acesso em: 26 de maio de 2021.

BRASIL. Decreto nº 5.622 de 19 de dezembro de 2005. (Revogado). Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

ENGUE, Maria Aparecida Souza; FREITAS, Edilene Aparecida Simão. A avaliação da aprendizagem durante a pandemia de Covid-19. Revista Científica Eletrônica de Ciências Aplicadas da FAIT. n. 2., 2020.

FONSECA, Ione Barbosa. Ensino superior: reflexões sobre a avaliação no ensino remoto. Educação e Ensino Superior Online, v. 1, n. 1, jan./abr., p. 23-31, 2021.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

KUBRUSLY, Maurício; COELHO, Raquel Autran.; AUGUSTO, Kristopherson Lustosa.; SANTOS, Daniela Costa de Oliveira.; OLIVEIRA, Cláudia Maria Costa de. Percepção docente sobre a Aprendizagem Baseada em Problemas no ensino remoto durante a pandemia COVID-19. Research, Society and Development, v. 10, n. 5, 2021.

PASCHOALINO, Jussara Bueno de Queiroz.; RAMALHO, Maria Lúcia; QUEIROZ, Virgínia Coeli Bueno de. Trabalho docente: o desafio de reinventar a avaliação em tempos de pandemia. Revista LABOR, Fortaleza (CE), v. 1, n. 23, p. 113-130, jan./jun. 2020.

PASINI, Carlos Giovani Delevati.; CARVALHO, Élvio de; ALMEIDA, Lucy Hellen Coutinho. A educação híbrida em tempos de pandemia: algumas considerações. Universidade Federal de Santa Maria, 2020.

RONDINI, Carina Alexandra; PEDRO, Ketilin Mayra.; DUARTE, Cláudia dos Santos. Práxis docente e a pandemia do Covid-19: percepções dos professores. Anais do CIET: EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1664>. Acesso em: 28 jan. 2022.

PIMENTA, Cláudia Oliveira.; SOUSA, Sandra Záquia. Avaliação em tempos de pandemia: oportunidade de recriar a escola. Estud. Aval. Educ., São Paulo, v. 32, 2021.

SANTOS, Lúcia Rocha dos.; ALBUQUERQUE, Cleide Ferreira da Silva; VEIGA, Luciana Lima de Albuquerque da; PEIXOTO, Maurício Abreu Pinto. O Ensino Remoto Emergencial na perspectiva da Metacognição: Análise da percepção de alunos de um curso técnico em enfermagem. EaD em Foco, v. 11, n. 2, e1260, 2021.

WHO. World Health Organization. Disponível em: <https://www.who.int/emergencies/diseases/novelcoronavirus-2019> Acesso em: 23 mai. 2021.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2023-09-12

Como Citar

Valente, B. C. N., & dos Santos, N. A. (2023). AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CRONOTOPO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: PERCEPÇÕES DE TUTORES DE UM INSTITUTO FEDERAL. Revista De Ciências Humanas, 24(1), 102–118. https://doi.org/10.31512/19819250.2023.24.01.102-118