RECURSOS TECNOLÓGICOS EM UM CURSO DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS NO IDIOMAS SEM FRONTEIRAS: REFLEXÕES DE UM ESTUDO EM ANDAMENTO

Autores

  • Debora Cristofolini
  • Cyntia Bailer

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2022.23.02.26-37

Palavras-chave:

Idiomas sem Fronteiras. Recursos digitais. Diários reflexivos.

Resumo

Cada vez mais nos deparamos com novos recursos tecnológicos e plataformas em diversas práticas sociais. No âmbito educacional já é possível acompanhar o avanço, especialmente diante do cenário que por conta da Covid-19 substituiu aulas presenciais por aulas mediadas por tecnologia na qual houve a necessidade da implementação e utilização dos recursos tecnológicos para ministrar as aulas. O contexto deste estudo é o Idiomas sem Fronteiras (IsF) da Universidade Regional de Blumenau (FURB) que oferece cursos de língua inglesa para fins específicos à comunidade universitária. Essa iniciativa busca desenvolver e capacitar a comunidade acadêmica para sua proficiência linguística, assim como formar professores de língua inglesa para internacionalização. Diante desse contexto, este artigo objetiva relatar reflexões advindas do diário reflexivo escrito por uma pesquisadora na etapa da geração de dados para a sua pesquisa de mestrado como observadora participante nas aulas do curso “Listening & Speaking: como sobreviver à vida acadêmica” que foi ofertado de forma síncrona (remota e presencial). Como objetivos específicos, tem-se: identificar as tecnologias digitais utilizadas pelos professores em formação no IsF nas aulas, classificar os recursos digitais utilizados no curso de acordo com a classificação de Manning e Johnson (2011) e refletir sobre as percepções dos participantes ao realizarem as atividades propostas utilizando essas ferramentas digitais selecionadas de acordo com a ementa do curso que tem como foco o desenvolvimento das habilidades de speaking e listening. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de natureza qualitativa, que busca analisar com profundidade o que acontece no contexto. Para os fins deste artigo, o foco reside nos dados advindos da observação participante e registros em diário reflexivo. Ao analisar e classificar os recursos digitais utilizados nos cursos ministrados de forma síncrona, ferramentas como a plataforma Microsoft Teams, o AVA3 (ambiente virtual de aprendizagem Moodle) e o WhatsApp se encaixam na categoria “ferramentas para comunicar e colaborar”. As “ferramentas para apresentar conteúdo” são utilizadas a partir do software Powerpoint, de dicionários monolíngues on-line e das plataformas Youtube e TED. Como “ferramenta para ajudar na avaliação da aprendizagem”, os professores utilizam o OfficeForms e websites com atividades de música, contação de histórias a partir de imagens e criação de nuvens de palavras. A partir das anotações realizadas nos diários reflexivos de todas as aulas observadas foi possível identificar diversos recursos tecnológicos aliados ao processo de aprendizagem, assim como, com o seu uso, proporcionar um ambiente mais dinâmico e inovador para os participantes do curso que tiveram vários momentos para a prática das habilidades de speaking e listening. A partir das observações, percebeu-se que a presença dos recursos digitais no curso possibilitou o enriquecimento de estratégias de ensino dos professores em formação, resultando em interações ricas que favorecem a participação dos estudantes num ambiente seguro de aprendizagem.

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Publicado

2023-01-30

Como Citar

Cristofolini, D., & Bailer, C. (2023). RECURSOS TECNOLÓGICOS EM UM CURSO DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS NO IDIOMAS SEM FRONTEIRAS: REFLEXÕES DE UM ESTUDO EM ANDAMENTO. Revista De Ciências Humanas, 23(2), 26–37. https://doi.org/10.31512/19819250.2022.23.02.26-37