AS PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E OS DESAFIOS PARA O LETRAMENTO DIGITAL DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2021.22.03.126-146Palavras-chave:
Formação docente. Letramento digital. Tecnologias e aprendizagem.Resumo
A presença das tecnologias digitais na educação é cada vez mais evidente. Essa premissa exige repensar o processo de formação de professores, abordando para isso os principais conceitos e a construção teórica sobre a temática com o letramento digital. O objetivo dessa perquirição é identificar e analisar os principais desafios encontrados pelos docentes no uso pedagógico das tecnologias digitais partindo do contexto pandêmico. A metodologia utilizada consiste em uma pesquisa bibliográfica com referencial teórico pautada em Lévy (2010, 2015), Moran (2005, 2012, 2013), Kenski (2012, 2013) e Lemos (2003) pesquisadores que discutem sobre a realidade vivenciada pelas escolas na era digital. Os dados apontam que: 1) O letramento digital está distante da prática docente em função da falta de familiaridade e resistência ao uso pedagógico dos recursos tecnológicos. 2) O estranhamento dos educadores quanto a importância do uso dessas ferramentas digitais para fazer a transposição didática dos conceitos; 3) Falta de atualização dos currículos para capacitação dos futuros professores quanto ao uso das tecnologias digitais. Concluímos, portanto, que se faz indispensável melhorar a formação inicial desses profissionais no que se refere ao letramento digital a fim de reinventar a educação para a contemporaneidade.
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