COMUNICAÇÃO ON LINE DE UMA PROFESSORA SURDA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PÓS-MARÇO DE 2020

Autores

  • Luana Priscila Wunsch UNINTER
  • Rafaela Piekarski Hoebel Lopes dos Santo
  • Tiago Machado Saretto

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2021.22.03.29-53

Palavras-chave:

Docência na Educação Superior. Comunicação on line. Professora Surda. Tecnologias de comunicação em tempos pandêmicos.

Resumo

Este artigo está escrito em Língua Portuguesa e sua análise dos dados poderá, também, ser apreciada em LIBRAS, por meio de vídeos visualizados em “QRCODE”. Realizado por três professores da Educação Superior, sendo uma autora surda, tem como objetivo compreender os principais desafios do professor surdo, deste nível de ensino, em sua comunicação, mediada por ferramentas digitais on line. Para tal, a metodologia foi estruturada nas seguintes etapas: (i) revisão de literatura sobre a docência dos surdos na universidade; (ii) abordagem da História de Vida, por meio de um diário de bordo confeccionado entre os meses de março de junho de 2020. E, assim emerge o desenho de um diagrama sobre os principais pontos a serem considerados acerca deste cenário, alicerçado em quatro bases: Comunicação mediada pelo digital, Comunicação para/com emoção e afeto, Comunicação em Ambientes Compartilhados e Comunicação Sem Dificuldade de Interação Social.

Referências

ANDERSON, Karen L. Why Involve the Teacher of the Deaf/Hard of Hearing On the Assessment Team and the IEP? 2015. Disponível em http://successforkidswithhearingloss.com. Acessado em 18 de maio de 2021.

BISHOP, J.M., TAYLOR, L., FROY, F. "Computer‐mediated communication use by the deaf and hard‐of‐hearing", Kybernetes, Vol. 29 No. 9/10, 2000. pp. 1078-1086. https://doi.org/10.1108/03684920010342143

BRASIL, Lei 13146/2015. Estatuto da Pessoa com Deficiência. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Brasilia, 2015.

BRITO, Bruno, FERREIRA, Benedito. Proposta de uma Ferramenta de Reforço de Vocabulário na Educação de Surdos. CINTED-UFRGS. V. 13 Nº 1, julho, 2015, p. 1-8.

CARNEIRO, A. M.; DWYER, T. A pesquisa da sociabilidade on-line: Três gerações de estudos. Revista USP, [S. l.], n. 92, p. 100-113, 2012.

CASTRO, M.D.B., TUMIBAY, G.M. A literature review: efficacy of online learning courses for higher education institution using meta-analysis. Educ Inf Technol 26, 1367–1385 (2021). https://doi.org/10.1007/s10639-019-10027-z

COUTO, Edvaldo, COUTO, Edilece, Criz, Ingrid. #FIQUEEMCASA: educação na pandemia da COVID-19. Interfaces Científicas. V.8 • N.3 • 2020, p. 200-2017.

GESSER, Audrei. O ouvinte e a surdez: sobre ensinar e aprender a LIBRAS. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

LEBEDEFF, Tatiana. Análise das estratégias e recursos "surdos” utilizados por uma professora surda para o Ensino de Língua escrita. Perspectiva, Florianópolis, v. 24, n. Especial, p. 139-152, jul.dez. 2006.

MILLER, R, LIU, K, BALL, AF. Critical Counter-Narrative as Transformative Methodology for Educational Equity. Review of Research in Education. 2020;44(1):269-300. doi:10.3102/0091732X20908501

PASSEGGI, Passeggi, M. C. y SOUZA, E. C. O Movimento (Auto)biográfico no Brasil: Esboço de suas Configurações no Campo Educacional. Investigación Cualitativa, 2(1). 2017. pp. 6-26. DOI: http://dx.doi.org/10.23935/2016/01032

PELLETIER, Kathe, BROWN, Malcolm, BROOKS, Christopher, MCCORMACK, Mark, REEVES. EDUCAUSE Horizon Report, Teaching and Learning Edition (Boulder, CO: EDUCAUSE, 2021).

PORTUGAL. Secretariado Nacional de Reabilitação e Integração da Pessoa com Deficiência. 2007. Disponível em http://www.snripd.pt/default.aspx?IdLang=1 Acesso em 03/10/2021.

RICHARDSON, John, MACLEOD-GALLINGER, Janet, MAKEE, Barbara, LONG, Gary. Approaches to Studying in Deaf and Hearing Students in Higher Education. Approaches to Studying in Deaf Students. 2000. Disponível em: https://academic.oup.com/jdsde/article/5/2/156/525714 Acessado em 17 May 2021.

SCHERER, Lilian, GABRIEL, Rosangela. PROCESSAMENTO DA LINGUAGEM: CONTRIBUIÇÕES DA NEUROLINGÜÍSTICA. Signo. Santa Cruz do Sul, v. 32 n 53, p. 66-81, dez, 2007

Downloads

Publicado

2022-07-18

Como Citar

Wunsch, L. P., Piekarski Hoebel Lopes dos Santo, R., & Machado Saretto, T. (2022). COMUNICAÇÃO ON LINE DE UMA PROFESSORA SURDA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PÓS-MARÇO DE 2020. Revista De Ciências Humanas, 22(3), 29–53. https://doi.org/10.31512/19819250.2021.22.03.29-53