VIOLÊNCIA, LETRAMENTO LITERÁRIO E FORMAÇÃO LEITORA: DESAFIOS À ATUAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Luana Teixeira Porto URI/Frederico Westphalen

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2020.21.01.86-97

Resumo

 

O objetivo deste artigo é propor uma discussão sobre leitura literária com vistas ao letramento e à formação leitora em um contexto em que a leitura crítica sobre temas caros à sociedade, em especial o tema da violência, pode ser caminha para umam formação mais cr´tiica e cidadã. Para isso, adotam-se como metodologia para a proposição e práticas letras estudos de Franco Júnior (2015) e Rösing (2016). Ao desenvolver um estudo crítico sobre as metodologias de abordagem do texto literário, defende-se a necessidade de tratar o texto literário como um objeto estético e ético e não como recurso pedagógico ou pretexto para abordagem de conteúdos disciplinares. Além disso, propõe-se uma formação leitora que possibilite a experiência estética e o posicionamento crítico sobre os textos, procurando especialmente analisar linguagem literária em sua relação com outros textos, de natureza literária ou não, o que aproxima a proposta de prática leitora voltada a inter-relação entre linguagens prevista nos materiais norteadores para o Ensino Médio, como a BNCC e os PCN’s.

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Publicado

2021-07-05

Como Citar

Porto, L. T. (2021). VIOLÊNCIA, LETRAMENTO LITERÁRIO E FORMAÇÃO LEITORA: DESAFIOS À ATUAÇÃO DOCENTE. Revista De Ciências Humanas, 21(1), 86–97. https://doi.org/10.31512/19819250.2020.21.01.86-97