EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E RAP: VOZES PERIFÉRICAS NO ESPAÇO ESCOLAR

Autores

  • Jonas de Souza Gonsalgo Mestrando em Gestão, Planejamento e Ensino pela Universidade Vale do Rio Verde (UninCor). E-mail:
  • Cilene Margarete Pereira

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2020.21.01.63-85

Resumo

Na educação básica, a abordagem dos direitos humanos passa efetivamente pela exploração de temas relativos à exclusão/inclusão social de grupos sociais minoritários. Além de promover o acesso a conhecimentos oficiais e tradicionais, a escola é o espaço também de saberes e de grupos outros, distanciados de instâncias decisórias, fazendo-se necessário, para a real educação em direitos humanos, reverberar suas existências na cultura escolar. Para tanto, propomos que o rap seja levado para a sala de aula como um gênero poético-musical originário de territórios periféricos e constituído por estes sujeitos, visto que aponta para um lugar de falar envolto em saberes de pessoas marginalizadas, conferindo voz/poder a grupos historicamente silenciados. Tal perspectiva se alinha à Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), no que diz respeito à diversidade social e de saberes, ao exercício da empatia e da solidariedade e à responsabilidade e cidadania, conforme disposto nas competências gerais 6, 9 e 10. Para tanto, este artigo apresenta alguns pontos fundamentais do gênero poético-musical rap, com o fim de instrumentalizar professores e alunos para sua discussão em sala de aula, evidenciando sua estrutura composicional (forma e temas) e sua relação com saberes periféricos e grupos sociais marginalizados, por meio de algumas das letras de suas canções.

Biografia do Autor

Jonas de Souza Gonsalgo, Mestrando em Gestão, Planejamento e Ensino pela Universidade Vale do Rio Verde (UninCor). E-mail:

Mestrando em Gestão, Planejamento e Ensino pela Universidade Vale do Rio Verde (UninCor). E-mail: jonassgonsalgos@gmail.com

Cilene Margarete Pereira

Doutora em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). E-mail:

Downloads

Publicado

2021-07-05

Como Citar

de Souza Gonsalgo, J., & Pereira, C. M. (2021). EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E RAP: VOZES PERIFÉRICAS NO ESPAÇO ESCOLAR. Revista De Ciências Humanas, 21(1), 63–85. https://doi.org/10.31512/19819250.2020.21.01.63-85