O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E A NÃO DECLARAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO PREVISTO PELA EMENDA CONSTITUCIONAL 59/2009
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2021.22.03.147-169Palavras-chave:
Direito à Educação. Emenda Constitucional 59/2009. Estatuto da Criança de do Adolescente.Resumo
O presente estudo traz uma discussão acerca do Estatuto da Criança e do Adolescente e sobre a não declaração do direito à educação previsto pela Emenda Constitucional 59/2009 no referido dispositivo. Neste sentido, o estudo tem como objetivo analisar como a falta da incorporação dos preceitos da Emenda Constitucional 59/2009 pelo Estatuto da Criança e do Adolescente impede a afirmação do direito à educação. Metodologicamente o estudo adota os moldes da pesquisa documental estando a base empírica da investigação demarcada pela análise de documentos de fontes escritas públicas contemporâneas constituídas de leis. Do estudo empreendido conclui-se que a declaração do direito é condição primeira para a sua efetivação.
Referências
ALVES, Antonio Sousa; ARAÚJO, Rhoberta Santana de. A Reforma do estado e os efeitos da política de focalização do FUNDEF para o financiamento do ensino médio no estado do Maranhão De 1996-2006. XXVI Simpósio da ANPAE “Políticas, Planos e Gestão da Educação: democratização e qualidade social”, 27 a 30 de maio de 2013, Recife, Pernambuco. 2013. Disponível em: http://www.anpae.org.br/simposio26/1comunicacoes/AntonioSousaAlves-ComunicacaoOral-int.pdf Acesso em: 27 fev. 2021
BRASIL. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm Acesso em: 27 fev. 2021
BRASIL. Emenda Constitucional n. 59, de 11 de novembro de 2009. Emenda Constitucional nº 59, de 11 de novembro de 2009. Acrescenta § 3º ao art. 76 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias para reduzir, anualmente, a partir do exercício de 2009, o percentual da Desvinculação das Receitas da União incidente sobre os recursos destinados à manutenção e desenvolvimento do ensino de que trata o art. 212 da Constituição Federal, dá nova redação aos incisos I e VII do art. 208, de forma a prever a obrigatoriedade do ensino de quatro a dezessete anos e ampliar a abrangência dos programas suplementares para todas as etapas da educação básica, e dá nova redação ao § 4º do art. 211 e ao § 3º do art. 212 e ao caput do art. 214, com a inserção neste dispositivo de inciso VI. Diário Oficial da União. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para assuntos jurídicos. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc59.htm Acesso em: 27 fev. 2021
BRASIL. Lei 11.274 de 6 de fevereiro de 2006. Altera a redação dos arts. 29, 30, 32 e 87 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, dispondo sobre a duração de 9 (nove) anos para o ensino fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos 6 (seis) anos de idade. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Lei/L11274.htm Acesso em: 27 fev. 2021
BRANDÃO, Carlos da Fonseca. O ensino médio no contexto do plano nacional de educação: o que ainda precisa ser feito. Cad. Cedes, Campinas, vol. 31, n. 84, p. 195-208, maio-ago. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ccedes/v31n84/a03v31n84.pdf Acesso em: 27 fev. 2021
BRITO, Vilma Miranda de. Perspectivas e desafios da ampliação da escolarização obrigatória no Brasil. ANPAE. XXVI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação. Políticas, Planos e Gestão da Educação: democratização e qualidade social. Eixo 2 - Políticas de educação básica e de formação e gestão escolar. 27 a 30 de maio de 2013 – Recife. Disponível em:< http://www.anpae.org.br/simposio26/1comunicacoes/VilmaMirandadeBrito-ComunicacaoOral-int.pdf Acesso em: 27 fev. 2021
CÂMARA DOS DEPUTADOS. Atividade Legislativa. Propostas Legislativas. Portal Institucional da Câmara dos Deputados, 2020. Disponível em: https://www.camara.leg.br/busca-portal/proposicoes/pesquisa-simplificada Acesso em: 27 fev. 2021
CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, Jean. Et. al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008.
CNTE. Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação. Análise à Emenda Constitucional nº 59/2009. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 4, n. 7, p. 373-382, jul./dez. 2010. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/download/95/283 Acesso em: 27 fev. 2021
CURY, Carlos Roberto Jamil. Direito à educação: Direito à Igualdade, Direito à Diferença. Cadernos de Pesquisa, n. 116, julho/ 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cp/n116/14405.pdf Acesso em: 27 fev. 2021
CURY, Carlos Roberto Jamil. A Educação Básica como Direito. Cadernos de Pesquisa, v. 38, n. 134, p. 293-303, maio/ago. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cp/v38n134/a0238134.pdf Acesso em: 27 fev. 2021
CURY, Carlos Roberto Jamil. Os desafios e as perspectivas do regime de colaboração e do regime de cooperação no sistema nacional de educação. 37ª Reunião Nacional da ANPEd – Trabalho Encomendado GT05-Estado e Política Educacional. 04 a 08 de outubro de 2015, UFSC – Florianópolis. Disponível em: https://anped.org.br/biblioteca/item/os-desafios-e-perspectivas-do-regime-de-colaboracao-e-do-regime-de-cooperacao-no Acesso em: 27 fev. 2021
CURY, Carlos Roberto Jamil; FERREIRA, Luiz Antonio Miguel. Obrigatoriedade da educação das crianças e adolescentes: uma questão de oferta ou de efetivo atendimento? Nuances: estudos sobre Educação. Ano XVII, v. 17, n. 18, p. 124-145, jan./dez. 2010. Disponível em: http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/729/741 Acesso em: 27 fev. 2021
CHAUÍ, Marilena. Direitos humanos e medo. 1989. Disponível em: http://www.dhnet.org.br/direitos/textos/humanismo/chaui.html Acesso em: 27 fev. 2021
DOURADO, Luiz Fernandes. Avaliação do Plano Nacional de Educação 2001-2009: questões estruturais e conjunturais de uma política. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 112, p. 677-705, jul./set. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v31n112/03.pdf Acesso em: 27 fev. 2021
DOURADO, Luiz Fernandes. Introdução. In: Os desafios da universalização da educação básica. Ano XXI Boletim 16 - Novembro 2011. TV Escola. Salto para o Futuro. Disponível em: https://cdnbi.tvescola.org.br/resources/VMSResources/contents/document/publicationsSeries/17381116-Universalizacao.pdf Acesso em: 27 fev. 2021
FERNANDES, Francisco da Chagas. Entrevista Educação básica obrigatória e gratuita. Avanços e desafios. In: Revista Retratos da Escola. Escola de Formação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (Esforce) v. 4, n. 7, julho a dezembro, Brasília: CNTE, 2010. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/79 Acesso em: 27 fev. 2021
HÖFLING, Eloisa de Mattos. Notas para discussão quanto à implementação de programas de governo: Em foco o Programa Nacional do Livro Didático. Educação & Sociedade, ano XXI, nº 70, abr., 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v21n70/a09v2170.pdf Acesso em: 27 fev. 2021
JAKIMIU, Vanessa Campos de Lara. O direito à educação no ordenamento jurídico brasileiro: A histórica negação do direito. Revista Triângulo. v. 13 n. 1 – Jan./Abr. 2020. Disponível em: http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/4399/pdf_1 Acesso em: 27 fev. 2021.
KUENZER, Acacia Zeneida. O Ensino Médio agora é para a vida: Entre o pretendido, o dito e o feito. Educação & Sociedade, ano XXI, nº 70, Abr. 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302000000100003&script=sci_abstract&tlng=pt Acesso em: 27 fev. 2021.
SANCHES, Carlos Eduardo. Desafios do poder público municipal na garantia do acesso à pré-escola e na ampliação do acesso à creche na perspectiva da Emenda Constitucional n.º 59/2009. In: Insumos para o debate 2 – Emenda Constitucional n.º 59/2009 e a educação infantil: impactos e perspectivas. – São Paulo: Campanha Nacional pelo Direito à Educação, 2010. Disponível em: https://www.ufrgs.br/einaroda/wp-content/uploads/2016/12/insumosparaodebate2.pdf Acesso em: 27 fev. 2021
SENADO FEDERAL. Atividade Legislativa. Pesquisa de Matérias. Portal Institucional do Senado Federal, 2020. Disponível em: https://www25.senado.leg.br/web/atividade Acesso em: 27 fev. 2021
SILVA; Marcelo Soares Pereira da; SILVA, Elenita Pinheiro de Queiroz. Nuances e contornos do direito à educação na lei de diretrizes e bases da educação nacional. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 10, n. 19, p. 393-406, jul./dez. 2016. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/725 Acesso em: 27 fev. 2021
SILVA, Monica Ribeiro da. Direito à Educação, universalização e qualidade: cenários da Educação Básica e da particularidade do Ensino Médio. Jornal de Políticas. v.9, n. 17 e 18. Janeiro – junho e agosto – dezembro de 2015. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/jpe/article/view/41441 Acesso em: 27 fev. 2021
SOUZA, Kellcia Rezende. Ampliação dos anos de escolaridade no Brasil: Avanços e limites do direito à educação. X Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação – SIRSSE. Curitiba, 2011. Disponível em: http://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/5375_3490.pdf Acesso em: 27 fev. 2021
TEOTÔNIO, Marlias. Elaboração de projeto de lei e processo legislativo. Disponível em: http://www.ale.am.gov.br/wp-content/uploads/2018/06/Professora-Marlias.pdf Acesso em: 27 fev. 2021
VIEIRA, Lívia Maria Fraga. Obrigatoriedade escolar na educação infantil. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 5, n. 9, p. 245-262, jul./dez. 2011. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/viewFile/9%20/173 Acesso em: 27 fev. 2021
VIEIRA; Sofia Lerche; VIDAL, Eloisa Maia. Política de financiamento da educação no Brasil: uma (re)construção histórica. Em Aberto, Brasília, v. 28, n. 93, p. 17-42, jan./jun. 2015. GOMES, Luiz Gomes Ferreira. Novela e sociedade no Brasil. Niterói: EdUFF, 1998. Disponível em: http://rbepold.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2456 Acesso em: 27 fev. 2021
XIMENES, Salomão. Conheça as principais implicações das mudanças presentes na Lei nº 12.796/2013, que alterou diversos dispositivos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), com importantes implicações para os Municípios. Ação Educativa. Publicado em: 04 out. 2013. Disponível em: http://acaoeducativa.org.br/blog/2013/10/04/conheca-as-principais-implicacoes-das-mudancas-presentes-na-lei-no-12-7962013-que-alterou-diversos-dispositivos-da-lei-de-diretrizes-e-bases-da-educacao-nacional-ldb-com-importantes-implicacoes-p/ Acesso em: 27 fev. 2021
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.