CENTRO DE PSICOLOGIA APLICADA DA URI - CAMPUS DE ERECHIM: DA CONCEPÇÃO À CONSTRUÇÃO / CENTER FOR APPLIED PSYCHOLOGY OF URI - CAMPUS DE ERECHIM: FROM CONCEPTION TO CONSTRUCTION

Autores

  • Karla Goldberg
  • Mônica Luisa Kieling
  • Fabíola Guzzo

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v9i12.377

Palavras-chave:

Centro de Psicologia Aplicada, Núcleos, Prontuários, Clínica-Escola.

Resumo

Este artigo tem por objetivo demonstrar a concepção e a organização do Centro de Psicologia Aplicada da URI Campus de Erechim, uma Universidade Comunitária, que tem seus aspectos ancorados no bem estar da comunidade e numa sólida formação e qualificação de seus alunos. No CPA alicerçam-se propostas que vão ao encontro do ensino-pesquisa–extensão. Estes trabalhos são realizados através de Núcleos (Escolar, Social Comunitário, do
Trabalho e das Organizações e de Clínica). Ainda, nesta estrutura, há a Clínica-Escola, que tem por princípio unir os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula à prática, bem como prestar serviços psicológicos gratuitos a população economicamente desfavorecida. Esta prática, além de exercer um papel social relevante, representa subsídio essencial na formação dos alunos de Clínica. A clínica-escola tem uma importância e representatividade
social na área da saúde, justamente por representar a ligação entre o produtor do conhecimento científico, a demanda social e o compromisso com a formação. Portanto, neste sentido, este artigo faz uma breve retomada teórica e comparação do CPA URI – Erechim, com outros similares, acerca desta temática a fim de dar consistência a estas argumentações.

Downloads

Publicado

2012-10-25

Como Citar

Goldberg, K., Kieling, M. L., & Guzzo, F. (2012). CENTRO DE PSICOLOGIA APLICADA DA URI - CAMPUS DE ERECHIM: DA CONCEPÇÃO À CONSTRUÇÃO / CENTER FOR APPLIED PSYCHOLOGY OF URI - CAMPUS DE ERECHIM: FROM CONCEPTION TO CONSTRUCTION. Revista De Ciências Humanas, 9(12), p. 125–140. https://doi.org/10.31512/rch.v9i12.377

Edição

Seção

Dossiê