GERENCIAMENTO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO COMO ORGANIZAÇÃO: UM ENFOQUE NA QUALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2020.21.03.28-44Palavras-chave:
Gestão educacional, PDCA, ISO 21001, 2018, ISO 9001, 2015Resumo
Este artigo discute a utilização do PDCA na gestão de instituições de ensino com foco no nível superior. Para isso, ampara-se na norma gestão da qualidade ISO 21001:2018, que adota termos específicos do setor de educação em relação. Tanto a norma ISO 9001:2015 como a ISO 21001:2018 utilizam o ciclo PDCA adaptado ao seu sistema de gestão, inclusive nas instituições educacionais. Essa integração visa garantir a melhoria contínua na organização das instituições de ensino e definir como as etapas do ciclo podem auxiliar na resolução desses problemas auxiliando o sistema de gestão. Ao final constatamos que os dois padrões usam a mesma estrutura de alto nível, sendo o PDCA uma das ferramentas que podem ser aplicadas na racionalização dos processos de gestão, principalmente, no planejamento de ações e tomada de decisões. Demonstrou-se que, quando se aplica o ciclo PDCA, há um aproveitamento dos processos com redução de custos e aumento da produtividade.Referências
ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 15419 Sistema de gestão da qualidade: diretrizes para aplicação da ABNT.
NBR ISO 9001:2000 nas organizações educacionais. Rio de Janeiro: ABNT, 2006.
ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR/ISO 9001:2008 Sistema de gestão da qualidade: Requisitos. Rio de Janeiro: ABNT, 2008.
ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR/ISO 9001:2015 Sistema de gestão da qualidade: Requisitos. Rio de Janeiro: ABNT, 2015.
BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. Reforma do Estado nos anos 90: lógica e mecanismos de controle. Brasília: MARE, Cadernos MARE, n. 1, 1997. Disponível em< http://www.scielo.br/pdf/ln/n45/a04n45.pdf >. Acesso em: 25 mar 2020.
CABRAL NETO, Antônio; CASTRO, Alda Maria Duarte Araújo. Gestão escolar em instituições de Ensino Médio: entre a gestão democrática e a gerencial. Revista Educação e Sociedade. Campinas, v. 32, n. 116, p. 745-770, jul.-set.2011.
CÁRIA, Neide Pena. OLIVEIRA, Sandra Maria da Silva Sales e CUNHA, Neide de Brito. (Orgs.). Gestão educacional e avaliação: perspectivas e desafios contemporâneos. Campinas: Pontes, 2015.
FALCONI, Vicente, O Verdadeiro Poder, Nova Lima – MG: INDG Tecnologia e Serviços Ltda, 2009.
ISO 21001: 2018. Educational organizations - management systems for educational organizations - requirements with guidance for use.
LIMA. Licínio Carlos. A escola como organização educativa. São Paulo: Cortez, 2011.
LIMA, Licínio Carlos. Educação ao Longo da Vida: entre a mão direita e esquerda de Miró. São Paulo: Cortez, 2007.
MARANHÃO, Mauriti. ISO série 9000: manual de implementação. 6. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001.
RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.