AS TIC NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: RESSIGNIFICANDO E RECONSTRUINDO ESPAÇOS DE SABERES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2020.21.02.11-24

Palavras-chave:

TIC. EJA. Mediação Pedagógica.

Resumo

O uso das tecnologias no ambiente escolar é indispensável para que auxiliem no processo pedagógico aos docentes e aos discentes, visando garantir a oferta do ensino público noturno de qualidade nas suas diferentes etapas e modalidades. O estudo apresentado tem como objetivo compreender a importância do uso das TIC no ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nessa perspectiva, a pesquisa teve como questão norteadora a seguinte indagação: qual é a contribuição das TIC na Educação de Jovens e Adultos? A metodologia da pesquisa esteve pautada na abordagem qualitativa, tendo como suporte a pesquisa bibliográfica. Os principais resultados apontaram que a EJA necessita de aulas que identifiquem e proponham a inclusão, o acesso e o domínio das tecnologias aproximando os estudantes de suas reais necessidades, garantindo a mediação no contexto do ensino e da aprendizagem, bem como a permanência e a sequência nos estudos.

Biografia do Autor

Givanildo da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Educação. Professor do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas

Ailton Rodrigues dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Professor de Geografia da rede pública de Santa Luzia do Norte.

Pollyana Cássica Gonzaga Ferreira, Universidade Federal de Alagoas

Técnica Administrativa da Universidade Federal de Alagoas, Setor de DRCA.

Referências

BARROS, Abdizia Maria Alves. A Política de Formação de Professores da EJA: repercussão na prática pedagógica. Maceió: Edufal, 2019.

BATTESTIN, Cláudia; WEYH, Cênio Back. A perspectiva político-pedagógica na educação popular de Paulo Freire e a relevância de seu pensamento. Educação: Teoria e Prática, Rio Claro, SP, v. 29, n.61/ p. 321-335/ Maio-Ago. 2019.

BRASIL. Constituição Federal de 1988. Brasília, 1988.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional (1996). Biblioteca Digital da Câmara dos deputados. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996.

BRITO, Glaucia S.; PURIFICAÇÃO, Ivonélia. Educação e Novas Tecnologias: um (re) Pensar. Curitiba: Ibpex, 2008.

CAPUCHO, Vera. Educação de Jovens e Adultos: Prática Pedagógica e Fortalecimento da Cidadania. São Paulo – SP: Cortez, 2012.

CARVALHO, Rosita Edler. Escola Inclusiva: com os pingos nos “is”. Porto Alegre, 4ª ed., Mediação, 2006.

CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e a sua prática. Campinas - SP: Papirus, 2006.

FREIRE, Paulo. Ação Cultural para Liberdade e Outros Escritos. São Paulo – SP: Editora Paz e Terra S/A, 2007.

LUNA, Sérgio V. de. O falso conflito entre tendências metodológicas. In: FAZENDA, Ivani (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 2000.

MAGALHÃES, Fernando. Tempos Pós-modernos. São Paulo: Cortez Editora, 2004.

MARTINS, Ângela Maria. Autonomia da Escola: a (ex)tensão do tema nas políticas públicas. São Paulo: Cortez Editora, 2002.

MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. Campinas – SP, Papirus, 21ª Edição revista e atualizada, 2013.

OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro. Gestão Educacional: novos olhares, novas abordagens. Petrópolis: Vozes, 2005.

SANTOS, Milton. A Urbanização Brasileira. São Paulo - SP: Edusp, 1988.

SANTOS, Milton. Metamorfoses do Espaço Habitado. São Paulo – SP; Edusp, 2016.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2021-02-09

Como Citar

Silva, G. da, Santos, A. R. dos, & Ferreira, P. C. G. (2021). AS TIC NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: RESSIGNIFICANDO E RECONSTRUINDO ESPAÇOS DE SABERES. Revista De Ciências Humanas, 21(2), 11–24. https://doi.org/10.31512/19819250.2020.21.02.11-24