IDENTIFICANDO A MATEMÁTICA NO CONTEXTO INDÍGENA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2019.20.02.182-192

Palavras-chave:

Etnomatemática, Educação superior, Povos indígenas.

Resumo

O presente relato é fruto de uma experiência numa turma especial de estudantes indígenas da Universidade Federal da Fronteira Sul campus Chapecó no segundo semestre de 2018. O texto trata de uma prática de sala de aula desenvolvida no componente curricular de Matemática Instrumental com o objetivo de identificar a presença da matemática na comunidade indígena através das vivências cotidianas, produção do artesanato, jogos, cosmologia, costumes e cultura. A atividade, na perspectiva da etnomatemática, consistiu na realização de um trabalho pelos estudantes, no qual deveriam pesquisar sobre os conhecimentos matemáticos inerentes à realidade, propiciando o desenvolvimento de aulas mais dinâmicas e produtivas. Ao final da experiência, avalia-se que o componente aproximou os estudantes da matemática formal e que os mesmos sentem-se valorizados ao perceber que o seu povo construiu uma matemática própria, utilizada em diferentes contextos.

Biografia do Autor

Bruna Larissa Cecco, Instituto Federal Farroupilha (IFFar)

Mestra em Educação e licenciada em Matemática pela Universidade Comunitária de Chapecó (UNOCHAPECÓ). Professora efetiva no Instituto Federal Farroupilha - campus Alegrete.

Referências

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Publicado

2019-09-30

Como Citar

Cecco, B. L. (2019). IDENTIFICANDO A MATEMÁTICA NO CONTEXTO INDÍGENA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. Revista De Ciências Humanas, 20(02), 182–192. https://doi.org/10.31512/19819250.2019.20.02.182-192