AS IMPLICAÇÕES DA PAIDEIA E DA BILDUNG À FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2019.20.02.19-37

Palavras-chave:

Formação docente. Razão instrumental. Identidades. Biografias.

Resumo

O presente ensaio aborda a tradição de formação da Paideia grega e da Bildung humboldtiana e suas implicações à formação de professores. O entendimento de formação presente nessa tradição interroga a razão instrumental, hoje, predominante na formação de professores? Essa tradição nos permite pensar a formação de professores como identidades profissionais a serem biografadas? Será uma discussão em diálogo com autores que abordam e investigam a temática. A reflexão se estrutura em três partes: a primeira discute historicamente o conceito de formação. A segunda abordará o esvaziamento do processo de formação no contexto do sistema capitalista de predomínio de uma razão instrumental. E, por fim, a terceira pensa a formação docente em termos de construção de identidades entendidas como biografias, um possível caminho para romper com a razão instrumental na formação humana e docente.

Biografia do Autor

Patrícia Fontana, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI – Frederico Westphalen – RS.

Pedagoga pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, Câmpus de Frederico Westphalen. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI – Frederico Westphalen – RS.

Martin Kuhn, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI – Frederico Westphalen – RS.

Doutorado em Educação nas Ciências na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ – Ijuí/RS – Brasil e Universidad Autónoma de Madrid. Pós-Doutorado em Educação nas Ciências na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ. (Bolsista Capes/Prosup). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI – Frederico Westphalen – RS.

Referências

ADORNO, Theodor W. HORKHEIMER, Max. Textos escolhidos. São Paulo: Nova Cultural, 1991. p. 132.

APPLE, Michael. A educação e os novos blocos hegemônicos. In: RODRIGUES, Alberto Tosi. Sociologia da educação. 6. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011. p. 93-122.

CHARLOT, Bernard. A mistificação pedagógica: realidades sociais e processos ideológicos na teoria da educação. São Paulo: Editora Cortez, 2013. p. 412.

DARTOD, Pierre; LAVAL, CHRISTIAN. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016. p. 413.

DUBAR, Claude. A socialização Construção das identidades sociais e profissionais. Portugal: Porto Editor, 1997. p. 339.

FACCI, Dias Gonçalves Marilda. Formação de Professores Valorização ou esvaziamento do trabalho do professor. Campinas São Paulo: Autores Associados, 2004. p. 302.

FLICKINGER, Hans-Georg. A caminho de uma pedagogia hermenêutica. São Paulo: Autores Associados, 2010. p. 224.

GOERGEN, Pedro. Pós-Modernidade, ética e educação. 2. ed. São Paulo: Autores Associados, 2005. p. 95.

HABERMAS, Jürguen. Teoria de la acción comunicativa. Tomos I. 2. ed. Madrid: Taurus, 2001. p. 470.

HORKHEIMER, Max. Eclipse da Razão. São Paulo: Centauro, 2002. p. 208.

LIBÂNEO, Carlos José. Adeus professor, Adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 2011. p. 87.

NÓVOA, Antonio. Vidas de professores. Portugal: Editora Porto, 1995. p. 75.

PIMENTA, Garrido Selma. Saberes Pedagógicos e atividades docentes. São Paulo: Cortez, 2009. p. 246.

SACRISTÁN, J. Gimeno. “Consciência e ação sobre a prática como libertação profissional dos professores”. In: NÓVOA, Antonio (org.). Formação de professores. 2. ed. Porto: Portugal, 1995. p. 63-92.

SAVATER, Fernando. El valor de educar. Barcelona: Editorial Ariel, 2008. p. 227.

STEIN, Ernildo. Aspectos filosóficos e sócio-antropológicos do construtivismo pós-Piagetiano – II. In: GROSSI, Esther Pillar; BORDIN, Jussara (Orgs.). Construtivismo Pós-Piagetiano. Petrópolis: Vozes, 1993. p. 34 – 45.

SUAREZ, Rosana. Nota sobre o conceito de Bildung (formação cultural). In: Kriterion: Revista de Filosofia, Vol. 46, nº.112, Belo Horizonte, Dez. 2005. p. 191 – 198. DOI: 10.1590/S0100-512X2005000200005.

Downloads

Publicado

2019-09-30

Como Citar

Fontana, P., & Kuhn, M. (2019). AS IMPLICAÇÕES DA PAIDEIA E DA BILDUNG À FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista De Ciências Humanas, 20(02), 19–37. https://doi.org/10.31512/19819250.2019.20.02.19-37