APROXIMAÇÕES TEÓRICO-CONCEITUAIS ACERCA DOS DIREITOS HUMANOS
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2019.20.01.50-73Palavras-chave:
Direitos Humanos, Estado e Democracia.Resumo
O presente artigo apresenta um debate histórico acerca dos Direitos Humanos desde suas primeiras expressões apontadas enquanto dever e seus vínculos ao ideal liberal, até sua vinculação ao quadro dos diretos civis, políticos e sociais no marco da constituição da cidadania no século XX. Aponta-se seu marco com a Declaração Universal dos Diretos Humanos de 1948, e indica os Direitos Humanos como campo de disputas e composto por uma dimensão contraditória. É problematizada a necessidade de um Estado democrático para a proteção e materialização dos Direitos Humanos, cujo debate é atravessado pelo campo de disputas travadas no âmbito da sociedade civil. Realiza-se uma análise das expressões da democracia e de regimes ditatoriais na América Latina do século XX e a introdução das medidas de cunho neoliberal, evidenciando seus rebatimentos para os Direitos Humanos do ponto de vista da sua necessária vinculação ao enfrentamento e a superação das desigualdades sociais.
PALAVRAS-CHAVE: Direitos Humanos, Estado e Democracia.
Referências
ANISTIA INTERNACIONAL. Informe 2017/2018: O estado dos direitos humanos no mundo. Disponível em < https://anistia.org.br/wp-content/uploads/2018/02/informe2017-18-online1.pdf>. Acesso em 30 nov. 2018.
ANTUNES, Ricardo. De Vargas a Lula: Caminhos e Descaminhos da legislação Trabalhista no Brasil. Revista Pegada, São Paulo, v.7, n.2, nov. 2006.
BAXI, Upendra. Educação em Direitos Humanos: Promessa do Terceiro Milênio? In: ANDREOPOULOS, George. CLAUDE, Richard P. Educação em Direitos Humanos para o século XXI. São Paulo: EDUSP, Núcleo de Estudos da Violência, 2007.
BENEVIDES, Maria Victoria. Cidadania e Direitos Humanos. Cadernos de Pesquisa, n. 104, 1998. Disponível em <http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/715/731>. Acesso em 20 mar 2017.
BOTELHO, Amoroso. A instabilidade democrática na América Latina do século XXI: Os casos da Argentina e da Venezuela. Disponível em: <http://www.uel.br/grupo-pesquisa/gepal/primeirosimposio/completos/joaocarlosamorosobotelho.pdf>. Acesso em 14 fev. 2019.
BRASIL. Constituição Federal do Brasil de 1988. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao37.htm. Acesso em set. 2016a.
BRESSER PEREIRA, L. C. Da administração pública burocrática à gerencial. Revista do Serviço Público, 47(1) janeiro-abril, 1996.
CHAUÍ. Marilena. Cultura e Democracia: o discurso competente e outras falas. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 1993.
COSTA, Lucia Cortes. Os impasses do Estado capitalista: uma análise sobre a reforma do Estado no Brasil. Ponta Grossa: UEPG; São Paulo: Cortez, 2006.
COUTINHO, C. N. Contra a Corrente: ensaios sobre democracia e socialismo. São Paulo: Cortez, 2000.
DAVIDSON, Alastair e WEEKLEY, Kathleen. Gramsci e os direitos do homem. In: COUTINHO, Carlos Nelson e TEIXEIRA, Andréa de Paula (Orgs.). Ler Gramsci, entender a realidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. p.83-97.
FERNANDES, Florestan. Capitalismo dependente e classes sociais na América Latina. Rio de Janeiro: Zahar, 1973.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Direitos humanos, democracia e educação na contemporaneidade. In: FREIRE, Silene (Org.) Direitos Humanos e Questão Social na América Latina. Rio de Janeiro: Gamma, 2009.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Vol. 3. . Edição e tradução de Carlos Nelson Coutinho. 2 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
LÖWY, Michael. O golpe de Estado de 2016 no Brasil. Carta Maior. 19 mai. 2016. Disponível em: <https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/O-golpe-de-Estado-de-2016-no-Brasil/4/36139>. Acesso em 25 ago. 2018.
MARSHALL, T. H. Cidadania, classe social e status. Trad. De Meton Porto Gadelha. Rio de Janeiro: Zahar, 1967.
MÉSZÁROS, István. Igualdade substantiva e democracia substantiva. Margem Esquerda, São Paulo, Boitempo, n. 25, pp. 59-62, out. 2015.
NETTO, José Paulo. Democracia e Direitos Humanos na América Latina: aportes necessários ao debate. In: FREIRE, Silene (Org.) Direitos Humanos e Questão Social na América Latina. Rio de Janeiro: Gamma, 2009.
O’BRIEN. Edward L. Como educar a comunidade para a lei, a democracia e os Direitos Humanos. In: ANDREOPOULOS, George. CLAUDE, Richard P. Educação em Direitos Humanos para o século XXI. São Paulo: EDUSP, Núcleo de Estudos da Violência, 2007.
ONU. Organização das Nações Unidas. Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 10 de dezembro 1948. Disponível em: <https://www.unicef.org/brazil/pt/resources_10133.html>. Acesso em fev. 2016a.
OUTHWAITE, W. BOTTOMORE, Tom. Dicionário do pensamento social do século XX. Rio de Janeiro: Zahar, 1996.
PFEIFER, Mariana. O “social” no interior do projeto neodesenvolvimentista. Revista Serviço Social e Sociedade. São Paulo: Cortez, n. 120, p. 746-766, out./dez. 2014.
PINSKY, Jaime (Org.); PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). História da Cidadania. São Paulo: Contexto, 2003.
POOLE, Hilary. et al (orgs). Direitos Humanos: referências essenciais. Traduzido por Fábio Larsson. Série Direitos Humanos: 3. São Paulo: EDUSP, Núcleo de Estudos da Violência, 2007.
RIZZINI, Irene. População infantil e juvenil: Direitos Humanos, Pobreza e Desigualdades. FREIRE, Silene (Org.) Direitos Humanos e Questão Social na América Latina. Rio de Janeiro: Gamma, 2009.
ROSSI, Marina. Brasil, a lanterna no ranking de participação de mulheres na política. El País. São Paulo, 31 mar 2018. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2018/03/27/politica/1522181037_867961.html>. Acesso em 15 jan. 2019.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do contrato social. Trad. Lourdes Santos Machado. Coleção Os Pensadores. 2.ed. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
SADER Emir. Brasil, de Getúlio a Lula. In: SADER, Emir. GARCIA, Marco Aurélio (Orgs.) Brasil, entre o passado e o futuro. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo; Boitempo, 2010.
SANTOS, Boaventura de Souza. Democracia, Direitos Humanos e Globalização. Revista espaço acadêmico, n. 64, Universidade Estadual de Maringá, 2006.
SANTOS. Silvana Mara de Morais dos. Há necessidade dos direitos humanos para a formação de uma cultura política emancipatória? Temporalis. Ano 3, n.5. Brasília: ABEPSS, jan/jun, 2002.
TONET. Ivo. Democracia ou liberdade? 2.ed, Maceió: EDUFAL, 2004.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.