A DOCUMENTAÇÃO DO SPI E A EDUCAÇÃO ESCOLAR NAS RESERVAS INDÍGENAS
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2018.19.02.160-167Palavras-chave:
Educação escolar, Serviço de Proteção ao índio, Guarani e KaiowáResumo
O trabalho com documentos históricos é sempre um desafio, pois requer inúmeros olhares “outros” do pesquisador. Olhares que precisam de atenção para desconstruir a visão eurocêntrica de mundo, a compreensão de novos conhecimentos inferiorizados e negados pela colonialidade, promovendo o diálogo entre eles (WALSH, 2009), e, ainda, procurar mostrar o protagonista da população em discussão e a sua própria história (VIEIRA, 2015). Os documentos em discussão, todos do Serviço de Proteção ao Índio/SPI, encontra-se no Centro de documentação indígena “Antônio Brand” no Núcleo de Estudos e Pesquisa das Populações Indígenas/NEPPI na Universidade Católica Dom Bosco/UCDB. As reflexões correspondem as ações do Projeto de pesquisa “A relação entre a formação de professores, os projetos políticos pedagógicos e a organização curricular em escolas indígenas Guarani e Kaiowá de Mato Grosso do Sul”, aprovado no edital EDUCA/FUNDECT e no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/PIBIC da Universidade Católica Dom Bosco/UCDB. É importante registrar que a pesquisa no qual resulta esses escritos, constitui um subgrupo de um projeto maior intitulado FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS GUARANI E KAIOWÁ EM MATO GROSSO DO SUL: relações entre territorialidade, processos próprios de aprendizagem e educação escolar com financiamento do Observatório da Educação Escolar Indígena/CAPES/INEP/MEC.
Referências
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988.
NASCIMENTO, Adir Casaro Nascimento; VIEIRA, Carlos Magno Naglis. A escola indígena guarani e kaiowá em Mato Grosso do Sul: experiência emancipatória de educação indígena. In.: Anais do XXVI Simpósio Nacional de História. ANPUH, São Paulo, julho 2011.
NENÊ, Deocleciano de Souza. Memorando do Chefe da I. R. 5 ao encarregado do P. I. José Bonifácio, em 11 de junho de 1956. Acervo SPI, Inspetoria Regional 5, Posto 092 – José Bonifácio, caixa 15, planilha 135, doc. 1-2. Disponível em: http://www.docvirt.com/docreader.net/DocReader.aspx?bib=MI_Arquivistico. Acesso em: 7 set. 2018.
PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter; QUENTAL, Pedro de Araújo. Colonialidade do poder e os desafios da integração regional na América Latina. Revista Polis, n. 31, p. 1-28, 2012. URL: http://polis.revues.org/3749
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais:perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, set. 2005. p. 107-130. (Colección Sur Sur).
QUIJANO, Aníbal. Colonialidad del poder e clasificación social. In: CASTRO GÓMEZ Santiago; GROSFOGUEL, Ramón (Orgs.). El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Universidad Javeriana-Instituto
SILVA, Adir Lanzarini. Relatório das atividades da escola José Bonifácio durante o mês de abril, 30 de abril de 1966. Fonte: Acervo SPI, Inspetoria Regional 5, Posto 092 – José Bonifácio, Caixa 15, planilha 137, doc. 168-169. Disponível em: http://www.docvirt.com/docreader.net/DocReader.aspx?bib=MI_Arquivistico. Acesso em: 7 set. 2018.
SILVA, D. Relatório do encarregado do P. I. José Bonifácio, em 12 de dezembro de 1963. Acervo SPI, Inspetoria Regional 5, Posto 092 – José Bonifácio, Caixa 16, Planilha 135, doc. 135-138. Disponível em: http://www.docvirt.com/docreader.net/DocReader.aspx?bib=MI_Arquivistico. Acesso em: 7 set. 2018.
TASSINARI, Antonella Mana Imperatriz. A educação escolar indígena no contexto da antropologia brasileira. In.: Ilha Revista de Antropologia, v. 10, n. 1, 2008.
VIEIRA, Carlos Magno Naglis. A criança indígena no espaço escolar de Campo Grande/MS: identidade e diferença. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Católica Dom Bosco/UCDB, Campo Grande/MS, 2015.
WALSH, Catherine. Interculturalidade, crítica e pedagogia decolonial: in-surgir, reexistir e re-viver. In: CANDAU, Vera Maria (Org.). Educação intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.