APROXIMAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO INTEGRAL E CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2018.19.02.118-142

Resumo

A educação integral e a educação CTS partem do princípio de uma formação cidadã. Neste estudo, buscou-se com o uso da fotografia o desenvolvimento da capacidade de observação, descrição, e criticidade a partir da temática social educação ambiental e produzir um recurso audiovisual com os conceitos construídos pelos alunos, desta forma identificar as aproximações entre educação integral e CTS. Assim, realizamos oficinas pedagógicas sob a ótica CTS,estruturadas nos três momentos pedagógicos de Delizoicov e Angotti (1992) envolvendo os eixos temáticos: Meio Ambiente, Saúde e Sociedade. A abordagem de pesquisa utilizada foi a pesquisa participante de caráter qualitativo e natureza interpretativa. A coleta de dados foi realizada por meio das atividades desenvolvidas nas oficinas, tais como: saídas a campo, ilustrações e atividades práticas.Para as análises utilizamos como embasamento teórico os autores Auler (2007, 2001), Delizoicov (1992), Angotti (1992), Santos e Auler (2011), Bazzo(2001), Freire (1996) e alguns documentos oficiais.A pesquisa mostra que a educação CTS pelo estudo do meio ambiente também considera as relações sociais e as particularidades de cada território, em conformidade com os pressupostos de educação integral, com propostas educativas mais dialógicas, um espaço de estímulo à reflexão do estudante sobre seu papel de cidadão para com os locais por onde vive e circula. Ao final do trabalho foi produzido um recurso audiovisual com os conceitos construídos pelos alunos. A ideia foi contribuir para a conscientização dos problemas da comunidade local, minimizando possíveis tensões desta natureza.

Biografia do Autor

Lia Heberlê de Almeida, UFRGS

Possui graduação em Pedagogia Licenciatura Plena pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP), pós - graduação a nível de especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), pós- graduação em Mídias na Educação pela mesma instituição e mestrado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Seu campo de pesquisa educacional tem ênfase na área de práticas pedagógicas, dialogando e construindo formas de intervenção nos temas da alfabetização, educação integral, ensino de Ciências com abordagem CTS, produção de oficinas e materiais didáticos para o ensino de Ciências. Tem experiência na área de Educação, tendo ênfase na prática escolar com a educação básica. Atualmente é professora na rede municipal de ensino de São Gabriel, RS.

Jaqueline Moll, UFRGS

Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Cursou Graduação em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Erechim, Especialização em Alfabetização pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Especialização em Educação Popular pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo realizado parte dos estudos na Universidade de Barcelona. Atualmente é professora-orientadora no Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: química da vida e saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, campus Frederico Westphalen. Foi Conselheira do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (2014-2018). Foi professora colaboradora da Universidade de Brasília (2006-2008). Trabalhou no Ministério da Educação (2005 a 2013), tendo exercido as funções de Diretora de Políticas e Articulação Institucional da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, Diretora de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria de Educação Permanente, Alfabetização e Diversidade e Diretora de Currículos e Educação Integral da Secretaria de Educação Básica. Foi professora dos anos iniciais do ensino fundamental e ingressou no magistério superior em 1987 como professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos e da Universidade Federal de Pelotas. Seu campo de trabalho e pesquisa educacional tem ênfase na área de políticas públicas e práticas pedagógicas, dialogando e construindo formas de intervenção nos temas da alfabetização, educação de jovens e adultos, fracasso escolar, pedagogias urbanas, relações entre escola e cidade, educação integral e ensino médio. Coordenou no Ministério da Educação a implantação do PROEJA (Programa de Educação de Jovens e Adultos Integrado a Educação Profissional) no período de 2005 a 2007 e do Programa Mais Educação, no período de 2008 a 2013, como estratégia para a indução da política de educação integral em tempo integral no Brasil. Fez pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, no período de agosto de 2015 a julho de 2016, sob a orientação da Profa. Dra. Ana Waleska Pollo Mendonça na linha de pesquisa 'Ideias e Instituições Educacionais'.

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Arquivos adicionais

Publicado

2018-10-18

Como Citar

de Almeida, L. H., & Moll, J. (2018). APROXIMAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO INTEGRAL E CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS). Revista De Ciências Humanas, 19(02), 118–142. https://doi.org/10.31512/19819250.2018.19.02.118-142